Apple revela estatísticas da App Store em vésperas de aniversário

App Store

A App Store da Apple prepara-se para comemorar dez anos. Para assinalar a data, a Apple revelou alguns dados sobre a loja de aplicações.

Em julho de 2008, quando a App Store, a loja de apps da empresa norte-americana foi lançada, tinha só 500 aplicações. Com o passar dos anos muita coisa se alterou, inclusive o número de aplicações disponíveis, ultrapassando os dois milhões de aplicações disponíveis.

Numa publicação, a Apple deu indicações sobre o número de aplicações pagas e respetivas subscrições. Há 28 mil aplicações feitas para iOS que disponibilizam subscrição – e o número de utilizadores que optam por subscrições aumentou 95% no último ano, refere a Apple.

Neste campo, a Apple destacou as apps da Netflix e da sua concorrente chinesa iQIYI, que disponibiliza um serviço parecido ao da Netflix, mas operando na China.

A lista refere também que a aplicação mais descarregada de sempre na App Store foi a app do Facebook – o que não é surpreendente, tendo em conta a longevidade da rede social. No resto da lista, é curioso ver que os tops incluem aplicações desenvolvidas pela concorrência – Google e Microsoft.

Os jogos não ficam de fora desta retrospetiva da Apple: há espaço para fenómenos como o Pokémon Go, o quizz HQ ou o bem-sucedido Fortnite.