Acha que passa demasiado tempo no Facebook e Instagram? Agora vai saber

Há cada vez mais empresas preocupadas com o tempo que os utilizadores passam nas aplicações – e lançam ferramentas a condizer. O Facebook anunciou que vai ter ferramentas para que os utilizadores giram melhor o tempo gasta nos seus produtos, nomeadamente no Facebook e Instagram.

Através de uma publicação assinada por Ameet Ranadive, do Instagram, e David Ginsberg, do Facebook, a empresa-mãe anuncia que estará disponível um painel de atividades, um lembrete diário e uma nova forma de limitar as notificações que as apps enviam, para evitar distrações.

Segundo os responsáveis, estas ferramentas foram desenvolvidas em “colaboração com organizações e peritos especialistas em saúde mental e académicos”, com a empresa a destacar também o retorno dado pelos utilizadores.

A disponibilização destas ferramentas vai ser feita de uma forma gradual, com alcance global, ao longo das próximas semanas. Para que o utilizador possa ter acesso às ferramentas é preciso que as ative, através das definições de cada plataforma, indo a ‘A sua atividade’ no Instagram e a ‘O tempo que passa no Facebook’. Desta forma, é mostrado o tempo médio que passa, no dispositivo em questão. É possível definir um lembrete diário, que vai indicar ao utilizar quando é que já atingiu um limite que estabeleceu.

Em comunicado, o Facebook refere que “ainda há muito a fazer”, mas que tem tentado “disponibilizar um conjunto de ferramentas para ajudarem as pessoas a controlarem melhor a sua experiência nestas aplicações”. Como exemplo utiliza a possibilidade de afinar o feed de notícias ou as ferramentas para filtros de palavra-chave no Instagram, com o intuito de bloquear comentários ofensivos ou tentativas de bullying.

O Facebook não é a única empresa a dar ferramentas deste género. A Apple, no seu novo iOS, também incluiu uma ferramenta chamada Screen Time, que indicará ao utilizador quanto tempo passa com o iPhone e quanto tempo gasta em determinadas aplicações.