Novo Android chama-se Pie e não traz todas as funcionalidades prometidas

A versão 9.0 do sistema operativo Android já está disponível, mas para já só nos smartphones da Google. Empresa diz que antes do final do ano chegará a mais modelos.

A Google acaba de lançar a nova versão do sistema operativo Android – batizada de Pie (tarte) – e o destaque vai para o facto de chegar sem algumas funcionalidades prometidas. A aplicação que permite ao utilizador saber quanto tempo passou no smartphone e as ações rápidas na pesquisa só vão ser lançadas “no outono”, revela a tecnológica.

Com este anúncio ‘surpresa’, desta vez os rumores, que apontavam para um lançamento a 20 de agosto, não se confirmaram.

Por agora a versão 9.0 do Android só vai estar disponível para os smartphones Google Pixel. A gigante norte-americana revela que marcas como a Nokia, a Xiaomi e a Sony participaram na beta do software, pelo que esta versão do sistema operativo deverá chegar a mais equipamentos nos próximos meses.

Um Android mais inteligente

A Google fez uma grande aposta na inteligência artificial como elemento que vai ajudar a criar uma experiência de utilização diferente para o Android Pie. Na prática o smartphone vai estar mais atento aos hábitos de utilização de cada pessoa, vai aprendê-los e depois vai tentar antecipar as necessidades de cada um.

Duas destas funcionalidades são a Bateria e a Iluminação Adaptativas. No caso da bateria, o smartphone sabe quais as apps mais usadas e dá prioridade a essas ferramentas na gestão de energia. Já em termos de luminosidade, o software sabe que iluminação usamos em cada ambiente e adapta-a automaticamente – por exemplo, baixa o brilho do ecrã quando chegamos ao trabalho.

Outra novidade dá pelo nome de App Actions – o sistema operativo sugere algumas ações com base nos hábitos do utilizador. Se todas as quartas-feiras à noite faz uma chamada para casa, então o smartphone vai sugerir essa ação nas quartas-feiras seguintes.

Outra grande novidade é a alteração no interface de utilizador. À medida que cada vez mais smartphones perdem os botões físicos e capacitivos na parte frontal, a Google decidiu atualizar o Android para os tempos modernos.

À semelhança do que a Apple fez no iOS 11, o sistema da Google agora é mais à base de gestos. O utilizador só precisa de deslizar de baixo para cima no ecrã para sair da aplicação e poder aceder rapidamente a outras apps que estejam em segundo plano.

As funcionalidades em falta

Uma das grandes novidades anunciadas pela Google para o novo Android era uma aplicação que permitiria ao utilizador gerir melhor o tempo que passa no smartphone. Não só diz quanto tempo é investido em cada app, como diz também quantas horas olhámos para o pequeno ecrã e quantas vezes o ecrã foi ligado num dia.

Acontece que esta funcionalidade não está disponível no Android Pie de forma definitiva – ainda. Os utilizadores dos smartphones Pixel têm acesso a uma versão de testes, mas o sistema só vai chegar durante o outono, altura em que o Android 9.0 deverá chegar a outros equipamentos.

Também a funcionalidade Slices, que permite executar ações diretamente da barra de pesquisa, fica adiada para essa altura. Esta novidade permite, por exemplo, chamar um Uber diretamente da barra de pesquisa, sem ser necessário abrir a aplicação do prestador de serviços.