Canon apresenta novo sistema EOS R

A Canon escolheu Londres para apresentar oficialmente o seu novo sistema EOS R. Além de uma nova câmara mirrorless full-frame, também ela com o nome de EOS R, a linha conta também com quatro novas para acompanhar. 

Ainda antes de revelar o novo sistema, o CEO Canon Europe, Yuichi Ishizuka fazia um paralelismo com 1987, quando a marca introduziu uma nova geração SLR. O CEO da Canon Europe recordou que, na altura, “o novo mercado foi um risco, mas sabíamos que nos estaria a preparar para o futuro”.

A marca fala num compromisso para com o cliente, de mostrar aos clientes qual “é o novo futuro da imagem”. Por isso, segundo Go Tokura, chief executive of image da Canon , este novo sistema trata-se de “um olhar para o design da lentes e perguntar como nos poderíamos preparar para o futuro”.

A EOS R tem como pontos fortes aquilo que a Canon refere como “o autofocus mais rápido do mundo” – segundo os testes divulgados pela marca japonesa, a nova máquina consegue fazer a focagem automática em 0,05 segundos. No que toca a processador de imagem, a EOS R chega ao mercado com o DIGIC 8.

Com um sensor full-frame de 35 mm, com aproximadamente 30 MP e quatro objetivas diferentes para complementar o corpo da câmara (além da existência de adaptadores) esta EOS R conta com uma nova funcionalidade para a auto-focagem, através de um sistema ’touch and drag AF’ – algo como toque e arraste auto-focus. A Canon fala em “5655 posições AF selecionáveis”, para que seja possível escolher com precisão qual é o ponto mais importante da imagem a captar. No corpo da máquina, é possível encontrar um novo viewfinder, com mais funcionalidades à mistura.

A aposta da Canon neste sistema é clara – apresentar uma câmara virada para profissionais de fotografia e vídeo, com a capacidade para poder fotografar em ambientes com pouca luminosidade. No vídeo, é possível captar imagens 4K, além de permitir também o controlo do áudio e a versatilidade de incluir um ecrã multi-posições. “Ouvimos aquilo que os utilizadores querem, muito focados em personalização, fizemos quase todos os controlos da câmara a poderem ser personalizados e ajustados a cada utilizador”, explica Alessandro Stanzani, executive vice-president da Canon.

Em conversa com a Insider, Go Takura refere acreditar que “a Europa será uma região forte” para este novo sistema. “O mercado das câmaras mirrorless está a crescer na Europa”, explica. A empresa diz não ter “receio de confundir os consumidores”, ao disponibilizar uma câmara mirrorless full-frame ao lado de câmaras SLR, alargando a gama de produtos disponíveis. “Fica ao critério do cliente decidir [qual o tipo de câmara pretendida], mas é garantido que vai ser uma câmara fiável”, explica o responsável da Canon, à margem da apresentação realizada em Londres.

Nas objetivas, a gama é composta por RF 50mm f/1.2L USM, uma objetiva standard; pela  RF 24-105mm f/4L IS USM, com zoom e cinco stops de estabilização de imagem; RF 28-70mm f/2L USM e pela RF 35mm f/1.8 MACRO IS STM, uma objetiva macro de dimensões mais compactas.

Para Portugal, os preços do corpo da EOS R rondam os 2649 euros.

A jornalista viajou para Londres a convite da Canon. 

Artigo atualizado às 17h52 do dia 5 de setembro, para incluir declarações de Go Takura e indicação de preço para Portugal.