Cápsula circula a 470 km/h em hyperloop e bate recorde da SpaceX

Grupo da Universidade de Munique voltou a conquistar o troféu mais desejado na competição da SpaceX – empresa de Elon Musk – para o sistema de transporte hyperloop.

Dão pelo nome de WARR Hyperloop, são um grupo de estudantes da Universidade de Munique e venceu este domingo, pela terceira vez, a competição de hyperloop promovida pela Space X. E o que é o hyperloop? É um sistema de transporte em grande parte imaginado por Elon Musk, que consiste num sistema de tubos que permitam acolher cápsulas para um transporte mais rápido e, promete a tecnologia, seguro.

Este ano, o WARR Hyperloop levou a sua cápsula autónoma a um recorde absoluto na competição de 470 km/h. A cápsula bateu o anterior recorde da própria WARR, superando em 50% a velocidade que valeu a vitória em 2017. O evento decorreu, como é habitual, em Hawthorne, Califórnia.

A equipa vencedora, os WARR.

A competição decorreu ao longo de uma pista de 1,25 km ao lado da sede da SpaceX e, desta vez, obrigava que as cápsulas fossem autónomas e não tivessem ajudas externas. Em segundo lugar ficou uma equipa da Universidade de Delft da Holanda, e em terceiro lugar uma equipa da Suíça. A competição incluiu mais de 20 equipas de estudantes de mais de 40 países (cada equipa tinha estudantes de várias nacionalidades).

A SpaceX lançou ainda uma sub-competição focada na tecnologia de levitação, num desafio em que as cápsulas tinham de se manter alinhadas com a pista de testes enquanto levitavam por cima dela.

Elon Musk e a sua SpaceX estão a trabalhar desde 2012 neste projeto que envolve tubos subterrâneos e tem pretende ter cápsulas a viajar a 1000 km/h – que permitirá fazer fazer Los Angeles-São Francisco em 35 minutos (mais rápido do que de avião). Desde então já várias outras empresas estão a desenvolver os seus próprios projetos de hyperloop, até porque Musk abriu a tecnologia para que outros pudesse desenvolvê-la. A Virgin de Richard Branson tem o seu próprio projeto e há a HyperloopTT, que está a desenvolver planos na Europa (como pode ler aqui).