Comic Con. A celebração da cultura pop chega a Oeiras

De 6 a 9 de setembro, a Comic Con Portugal vai reunir num único espaço os vários universos do mundo geek. 

Depois de quatro edições em Matosinhos, a Comic Con Portugal ruma a sul e elege o Passeio Marítimo de Oeiras como nova casa. Com mais espaço disponível, a organização espera ajudar o público a ter novas experiências num recinto alargado.

“Neste ano tudo é novo: o recinto, o espaço, tudo está a ser olhado de forma a ser melhorado”, conta, à Insider, Paulo Rocha Cardoso, CEO da Comic Con Portugal. “A grande mudança de espaço vai notar-se no aumento da representatividade de cada uma das experiências”, acrescenta o responsável.

A Comic Con é completamente dedicada a todos os aspetos da cultura pop: há espaço para que os visitantes se vistam como as suas personagens favoritas dos jogos, cinema ou séries, uma área dedicada a gaming, que contará com a presença de marcas como a PlayStation ou a Nintendo, por exemplo, dando também a oportunidade para interagir com criadores de banda desenhada ou personalidades do mundo da televisão e do cinema. A agenda completa da edição deste ano só será inteiramente divulgada “na semana anterior” ao evento, diz a organização.

Leia também | Homem-Formiga e a Vespa: o último filme da Disney em streaming na Netflix

Na quinta edição, a Comic Con não vai apenas estrear uma nova localização: também há novas competições para acompanhar, uma delas num estilo de jogo bem conhecido. “É a primeira vez que vai ser feito um torneio de Player Unknown’s BattleGround (PUBG), com 64 jogadores, em que 16 equipas vão competir ao vivo”, anuncia o CEO da Comic Con Portugal.

Além da competição de PUBG, também haverá uma arena de eSports, com torneios marcados de Counter Strike e League of Legends. Mas nem só de jogos se faz a Comic Con, que mistura universos ligados à tecnologia, literatura ou banda desenhada. A robótica não fica de fora e há uma competição dedicada a quem constrói os seus próprios robôs e os quer colocar à prova, a Robot Extreme Competition.

Até ao momento, o cartaz de nomes convidados conta com Dan Fogler, ator do filme Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, ou Dolph Lundgren, conhecido pela participação em Rocky IV ou Creed.

Também passará pela Comic Con Mauricio de Sousa, um dos nomes mais reconhecidos do mundo dos cartoons brasileiros, responsável pela criação de a Turma da Mónica. Paulo Rocha Cardoso reconhece que ter Mauricio de Sousa na lista de convidados “já é um sonho”, mas que “adoraria ter um Robert Downey Jr. ou um Stan Lee” no cartaz. Sobre a mudança de localização, a organização acredita que “muito do público será novo ”, mas que também “contará com público do evento anterior”.

“Queremos que as pessoas se divirtam, que criem novas experiências; basta ir mais uma pessoa [do que na edição anterior] para sentirmos que o objetivo já está cumprido”, remata.

(A Insider tem bilhetes da Comic Con para oferecer, pode participar aqui. Siga-nos também no Facebook)