Depois do Reino Unido, também a Austrália quer multar o Facebook

Facebook
REUTERS/Stephen Lam/File Photo

Além da multa de 565 mil euros imposta pelo Reino Unido, na sequência do caso de violação de privacidade, o Facebook pode também vir a ser multado na Austrália.

Há alguns meses, o Facebook viu-se envolvido no escândalo de privacidade da Cambridge Analytica, onde terá dado acesso a informação de utilizadores da rede social a entidades externas. Durante a investigação, foi revelado também que estes dados terão sido usados para influenciar as eleições norte-americanas de 2016.

Esta semana, o regulador britânico acusou o Facebook de ter “violado a lei ao não salvaguardar a informação sobre as pessoas”, aplicando a multa de maior valor possível neste caso: 565 mil euros. Agora, também os utilizadores australianos querem penalizar a rede social de Mark Zuckerberg.

Leia também: Facebook revela que 61 empresas tiveram acesso a dados dos utilizadores

Segundo os relatos, há mais de 311 mil utilizadores do Facebook na Austrália que foram afetados pelo caso da Cambridge Analytica. Assim, uma firma australiana já apresentou uma queixa ao regulador das questões de privacidade na Austrália, numa ação judicial que poderá custar ao Facebook um valor que oscilará entre os 300 milhões de dólares ou os 3 mil milhões de dólares.

O valor que poderá ser desembolsado pelo Facebook na ação australiana é substancialmente maior quando comparado com os 565 mil euros pedidos pelo Reino Unido.