Facebook ingressa no batalha contra as armas impressas em 3D

Mark Zuckerberg
REUTERS/Stephen Lam

É uma das grandes polémicas nos Estados Unidos, que originou inclusive um bloqueio ao acesso a modelos 3D das armas.  O Facebook anunciou que vai bloquear todas as ligações para sites que disponibilizem online esse tipo de modelos.

A empresa refere que a partilha desse tipo de links está contra as regras de comunidade do Facebook, que não permite a venda de armas entre os seus utilizadores – vale a pena recordar que a rede social tem um marketplace, onde os utilizadores podem comprar e vender produtos.

Leia também | Proibidas armas nos Estados Unidos impressas em 3D

O bloqueio das ligações é feito nos feed de notícias, no Messenger e também no Instagram, todos eles produtos detidos pela empresa de Mark Zuckerberg. Alegadamente, o Facebook estará também a trabalhar numa nova política, para conseguir retirar todos os designs e conteúdos deste género da plataforma.

Atualmente, os modelos que permitem imprimir armas de fogo em 3D estão bloqueados nos Estados Unidos, já que as armas impressas em 3D não são registadas e não existe qualquer tipo de controlo.

Há anos que a questão de qualquer cidadão norte-americano ter o direito a possuir uma arma de fogo gera polémica. Este ano, em março, o tiroteio no liceu Stoneman Douglas, em Parkland, Flórida, gerou um movimento contra as armas nos EUA, reacendendo o debate.