Facebook vai utilizar realidade aumentada nos anúncios

Estes anúncios de realidade aumentada incluem produtos de cosmética, acessórios,mobiliário, jogos e entretenimento.

A rede social de Mark Zuckerberg está a começar a testar as potencialidades da realidade aumentada (RA) em alguns anúncios do feed de notícias. Esta funcionalidade estará presente em anúncios de produtos de marcas conhecidas, com o cliente a poder utilizar a RA para “experimentar” alguns produtos, como se fosse um filtro.

De acordo com a publicação do Mashable, os utilizadores vão poder não só viver uma experiência de RA através da publicidade de artigos de marcas conhecidas no Facebook, como também poder concluir a compra directamente no anúncio. A realidade aumentada é utilizada através de filtros dos produtos para o cliente “experimentar” produtos e escolher o seu modelo favorito.

Esta experiência de RA vai incluir produtos de cosmética, acessórios,mobiliário, jogos e entretenimento. A primeira marca a utilizar esta funcionalidade será a Michael Kors, onde o utilizador pode escolher o seu par de óculos preferido, mudar a sua cor e comprá-los a partir da aplicação do Facebook. Para além da Michael Kors, algumas marcas seguiram o seu exemplo e anunciaram a sua adesão a esta funcionalidade, como é o caso da Sephora,Wayfair, Bobbi Brown ou a Pottery Barn.

Esta não é a primeira aposta do Facebook na realidade aumentada. A rede social comprou a app MSQRD, que permite aplicar máscaras variadas, como filtros faciais. Também foram criados anúncios de RA no Messenger, a aplicação mais conhecida, através de marcas como a Nike, Asus e Kia.

“As pessoas hoje em dia esperam experiências personalizadas onde quer que comprem, seja no seu telemóvel ou numa loja física, o que faz com que esta nova funcionalidade de RA tenha um papel importante nas compras feitas a partir de dispositivos móveis. Enquanto os vendedores preparam a sua maior época de compras deste ano, nós estamos ansiosos para introduzir novos produtos e ajudar na organização dos saldos”, disse o vice-presidente de marketing de produto do Facebook, Ty Ahmad-Taylor, ao Mashable.

Por enquanto, o Facebook vai lançar esta nova funcionalidade de anúncios em versão de teste apenas para os utilizadores nos Estados Unidos.