Feliz dia do emoji! Apple e Facebook celebram a efeméride

Hoje celebra-se o emoji day (dia do emoji) e a Apple e o Facebook fizeram questão de assinalar esta data especial para o mundo da internet com algumas iniciativas.

A Apple não deixou os seus créditos no mundo dos emojis por mãos alheias e anunciou que vai adicionar mais de 70 novos bonecos que vão chegar ao iPhone, iPad, Apple Watch e Mac, com a nova atualização do iOS 12, prevista para depois de setembro.

A marca da maça na atualização do iOS 11, já tinha incluído mais opções de novos animais, novas cores e tipos de cabelo, pele e até novos smileys para as mensagens. A nova aposta para o iOS 12 inclui emojis focados em animais e comida, desde um papagaio, a um pavão, passando por um canguru, um bolo, uma manga, uma alface ou um cupcake.

Os smileys tradicionais da Apple também vão ter uma renovação, com uma nova “cold face”, “cara de festa” e “cara com corações” que devem surgir já no outono. Em conjunto com este anúncio, a Apple revelou imagens dos seus executivos em formato smiley que publicou no seu site.

Já o Facebook divulgou quais são os emojis mais populares em diferentes partes do mundo, os menos utilizados e qual o dia em que mais bonecos foram enviados.

A rede social assinalou este emoji day (dia do emoji) com dados que demonstram os smileys mais usados no mundo. Os prediletos dos utilizadores foram: o “smiley face” (cara a rir), “face with hearts” (Cara com corações), “bolo de aniversário”, “coração” e “cara envergonhada”.

De acordo com o Facebook, nos Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, México, Filipinas, Tailândia e Vietname o emoji mais usado é o típico smiley face (cara a rir). Já o bolo de aniversário ganhou em países como Austrália, Alemanha, Canadá. O emoji dos foguetes foi mais enviado no Japão, Holanda, Noruega e Taiwan. A Coreia do Sul foi o maior adepto do emoji do coração. Entre os bonecos menos usados por todo o mundo estão o jogador de polo aquático, o número 1 e o rato.

Mais de 900 milhões de pessoas, segundo os dados do Facebook, enviam emojis diariamente sem qualquer mensagem escrita. Estes bonecos são uma forma diferente de mostrar o que sente e o que pensa sem o escrever. Como se costuma dizer: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.