FIFA 18: EA conseguiu prever a vitória da França no Mundial

FIFA 18

Depois de muitos animais a adivinhar resultados das competições internacionais da FIFA, parece que mais vale confiar na inteligência artificial do conhecido jogo de futebol da EA Sports. Em maio, já a EA apontava que França sairia vencedora do Mundial da Rússia. 

A EA fez uma simulação com uma ajudinha tecnológica, para conseguir fazer apostas sobre quem ganharia a competição, que terminou no domingo. Para tirar conclusões, foi utilizado um DLC (conteúdos que podem ser obtidos através de download), chamado Russia World Cup DLC, disponibilizado em abril, para plataformas como a PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e também PC.

Depois disso, a empresa reuniu os mais de 406 milhões de partidas de FIFA 18 e reparou em pormenores engraçados: Portugal, por exemplo, foi a seleção usada em 80 milhões de jogos, os mesmo contabilizados pela Bélgica. O Brasil foi mesmo a seleção com maior número de apoiantes, com 170 milhões de partidas, seguido pela França, com 153 milhões.

Mas como é que a IA retirou conclusões para coroar a França como vencedora, em maio? As 248 mil vitórias no FIFA, bem à frente do Brasil, com 226 mil.

A EA baseou as análises preditivas nestes resultados.

Curiosamente, esta não é a primeira vez que a EA consegue colocar o jogo a fazer previsões: em 2014 também opinou corretamente a vitória da Alemanha, no Mundial do Brasil. As previsões do jogo também colocavam a Alemanha na final, numa simulação que apontava para uma partida França vs Alemanha. A inteligência artificial não pode acertar sempre em tudo e a campanha da Alemanha acabou bem mais cedo.

No caso de Portugal, a IA do FIFA acerta efetivamente: a publicação menciona “os melhores jogadores do mundo sofreram derrotas com os seus respetivos países: Portugal perde 2-1 para o Uruguai e a Argentina de Lionel Messi é derrotada pela França, por um golo”. A previsão da derrota da Argentina pode ter sido ao lado, mas a verdade é que a IA do FIFA 18 acerta na mouche o desfecho da seleção portuguesa…

A EA e o jogo FIFA não foram os únicos a tentar fazer previsões com IA para prever o vencedor do Mundial. A maior parte das previsões acabaram por falhar, já que colocavam em grande parte dos casos o Brasil, Alemanha e Espanha no top 3 das melhores seleções.