A sua impressora pode valer mais de 8 mil euros

HP Impressora

Tem uma impressora lá em casa ou na empresa? A HP está à procura de vulnerabilidades que coloquem em risco a utilização destes equipamentos.

A HP criou um programa de segurança informática totalmente focado em impressoras: a tecnológica espera que a recompensa máxima de oito mil euros incentive os investigadores a encontrarem vulnerabilidades nestes dispositivos da marca.

Segundo adianta a publicação ZDNet, o novo programa de ‘caça ao bug’ foi anunciado esta terça-feira. Enquanto a maioria dos utilizadores apenas usa impressoras para pôr em papel documentos ou fotos, numa empresa estes dispositivos estão muitas vezes ligados às redes internas e podem dar acesso a documentos importantes.

A HP quer resolver possíveis vulnerabilidades antes que estas sejam exploradas por piratas informáticos. “Estamos a desafiar os investigadores a procurarem defeitos obscuros que possam ser usados contra os nossos clientes. Estamos a dar acesso remoto a um conjunto de impressoras multifunções”, detalhou uma porta-voz da tecnológica norte-americana.

Este novo programa de segurança da HP está a ser feito em parceria com a empresa Bug Crowd, que disponibiliza uma plataforma na qual é possível recrutar hackers para resolver problemas de segurança.

Leia também | O hacker mais valioso do momento é português

A ‘caça aos bugs’ nas impressoras da HP vai funcionar, por agora, em modo privado, o que significa que apenas peritos convidados vão poder vasculhar as impressoras da marca.

Os investigadores vão poder ganhar entre 400 euros e 8 mil euros, dependendo da gravidade da falha encontrada.