Jesus de tronco nu censurado pela política anti-nudez do Facebook

Facebook removeu do site imagens com uma pessoa de tronco nu. Mas não era uma pessoa qualquer: trata-se de um quadro com 400 anos de Jesus. E houve uma resposta num vídeo satírico.

É conhecida a política anti-nudez do Facebook e são frequentes os bloqueios de conteúdos – inclusive de quadros – com mulheres parcialmente nuas. A rede social, tal como o Instagram que pertence ao próprio Facebook, bloqueia sempre fotos ou quadros em que se vejam mamilos.

Agora a censura foi mais longe. O quadro A Descida de Cruz, do mestre flamengo Paul Rubens, mostra um Jesus a ser suportado suavemente até ao chão, após a crucificação. O quadro apareceu inclusive numa campanha publicitária da região belga da Flandres. De acordo com o site belga VRT News, o Facebook bloqueou a imagem por mostrar alguém com tronco nu.

O conselho do Turismo da Flandres reagiu ao bloqueio da rede social com um vídeo satírico, onde mostra visitantes de um dos museus da Flandres a serem acompanhados por um guarda para os proteger da nudez dos quadros.

Vários museus também assinaram uma carta a pedir a Mark Zuckerberg reconsidere a política da rede social contra qualquer tipo de nudez, alegando que “a arte junta as pessoas, tal como as redes sociais o fazem”.

A política do Facebook tem sido apelidada de confusa e exagerada. A proibição envolve “nudez ou nudez implicíta, inclusive de natureza artística e educacional, excepto estátuas”.