Conheça os jovens que ganharam o maior torneio de eSports de sempre

Terminou no fim de semana o maior torneio desportos eletrónicos do mundo. Cinco jovens ficaram milionários depois de vencer o The International.

Surpresa total no DOTA 2 – The International, a maior competição do mundo de desportos eletrónicos. A equipa francesa OG eSports, relativamente desconhecida dos grandes torneios, arrebatou o primeiro prémio, no valor de 11 milhões de dólares, após duas semanas de competição intensa em Vancouver, no Canadá.

Anathan ‘ana’ Pham (Austrália), Topias ‘Topson’ Taavitsainen (Finlândia), Sébastien ‘7ckngMad/Ceb’ Debs (França), Jesse ‘JerAx’ Vainikka (Finlândia) e Johan ‘N0tail’ Sundstein (Dinamarca) tornaram-se nos grandes heróis do torneio. Todos jovens – o mais velho tem 26 anos -, inscreveram os nomes no ‘olimpo’ dos videojogos modernos.

Leia também | Guia sobre eSports, o fenómeno que está a gerar novos milionários

Cada um vai levar para casa quase 2,3 milhões de dólares, o equivalente a 1,9 milhões de euros. Apenas com esta vitória, os jovens vão muito provavelmente figurar na lista dos atletas de eSports mais bem pagos de 2018.

A OG Esports conseguiu superar a equipa PSG.LGD na final do torneio por 3-2. A equipa francesa conseguiu uma primeira vitória, viu os rivais fazerem o 1-2, mas nos últimos dois jogos conseguiram dar a volta. As equipas tinham pertencido ao mesmo grupo de qualificação, no início do torneio, na altura com a PSG.LGD a ficar à frente.

Leia também | Marcou o melhor golo do mundo em 2015. Agora é jogador profissional de FIFA

Apesar do segundo lugar, os cinco elementos da PSG.LGD ainda levaram para casa 4 milhões de dólares. O terceiro lugar ficou para a equipa Evil Geniuses, que ganharam 2,6 milhões, e o quarto lugar foi conquistado pela Team Liquid, que ganhou 1,7 milhões de dólares.

Esta foi a oitava edição do torneio The International, uma competição dedicada ao jogo de estratégia multijogador em tempo real DOTA 2. Foi também o maior evento de sempre em valor de prémios atribuídos: quase 25 milhões de dólares para distribuir pelas principais equipas.

Humanidade também em jogo

A edição de 2018 do The International destacou-se ainda pelos jogos que colocaram frente a frente equipas de humanos e uma equipa de ‘máquinas’ desenvolvida pela OpenAI.

Se nos preparativos para o torneio a OpenAI Five venceu os adversários, no maior torneio do mundo e perante os melhores, o sistema de inteligência artificial mostrou que ainda precisa de mais treino para conseguir superar os humanos.