Oracle com ferramenta gratuita para monitorizar a internet

Chama-se Internet Intelligence Map e é um painel que dá informação sobre o impacto das disrupções na internet a nível global.

19A internet continua a ser, especialmente em alguns países, um lugar instável. A Oracle anunciou que vai disponibilidade de forma gratuita uma ferramenta que oferece aos utilizadores uma forma fácil e gráfica de seguir o estado da internet. Ou seja, o objetivo é o de permitir que qualquer pessoa obtenha informação sobre o impacto na internet global de incidentes como os desastres naturais ou os cortes impostos pelas circunstâncias.

O Internet Intelligence Map insere-se na iniciativa Internet Intelligence da Oracle, que proporciona informação e análises sobre o estado da infraestrutura global da Internet. A versão gratuita está disponível em internetintel.oracle.com.

A empresa explica em comunicado que, durante mais de uma década, a equipa de Internet Intelligence da Oracle conseguiu algumas das histórias mais importantes sobre a internet. Desde os sequestros do BGP – Border Gateway Protocol às quebras dos cabos submarinos, esta equipa publica frequentemente dados e análises objetivos que informam o público sobre os fundamentos técnicos da internet e dos seus efeitos em áreas como a geopolítica e o comércio eletrónico.

Com o lançamento do Internet Intelligence Map, a Oracle coloca à disposição de todos os principais recursos analíticos. Utilizando um dos mais completos e abrangentes conjuntos de dados sobre o desempenho da internet e apoiada em vários anos de pesquisa e análise, a Oracle desenvolveu o primeiro recurso e autoridade para obter informação fiável sobre o funcionamento da internet a nível mundial.

“A internet é a rede mais importante do mundo, no entanto é muito instável. As disrupções na internet podem afetar de forma indelével as empresas, os governos e os operadores de rede,” explica Kyle York, vice presidente estratégico de produto da Oracle Cloud Infrastructure, que acrescenta: “todos os intervenientes precisam de ter uma visão melhorada sobre o estado global da internet”.