PlayStation, a galinha dos ovos de ouro da Sony

Sony PlayStation
REUTERS/Toru Hanai

A Sony apresentou os resultados do primeiro trimestre do seu ano fiscal e há uma divisão da empresa que salta à vista: jogos, o segmento de mercado que mais dinheiro rende à Sony, muito impulsionado pelas vendas da PlayStation.

De abril a junho, correspondente ao primeiro trimestre do ano fiscal, a Sony registou receitas de 17,9 mil milhões de dólares (cerca de 15,28 mil milhões de euros). Deste valor, a Sony atingiu lucros de 1,8 mil milhões de dólares (cerca de 1,54 mil milhões de euros).

O universo de jogos é um dos grandes responsáveis pelos lucros da Sony neste trimestre: a divisão de jogos tem lucros de 83,5 mil milhões de yen, impulsionados pelas vendas da PlayStation 4. Ainda assim, em comparação com o mesmo período de vendas, a PS4 vendeu menos cem mil unidades, registando 3,2 milhões de consolas vendidas.

O número de subscritores do serviço PlayStation Plus regista uma ligeira queda, passando dos 34,2 milhões de subscritores em março para 33,9 milhões até ao final de junho. Já naquilo que diz respeito a vendas de jogos, a Sony anunciou resultados que chegaram aos 40 milhões de unidades.

Nos próximos tempos, a Sony prepara-se para lançar novos títulos de jogos, como Spider-Man, que será um exclusivo da PS4, apresentado na feira de jogos E3. Ainda este ano, as novidades de jogos incluem também Assassin’s Creed: Odyssey ou Red Dead Redemption 2.

Se os jogos correm bem, a divisão mobile nem tanto

Das várias áreas de negócio da Sony, que ficam maioritariamente em terreno positivo, há uma que não corre bem: a divisão mobile, onde se contam os smartphones da marca. Esta área fez a Sony perder dinheiro, ao registar uma queda de 97 milhões de dólares, devido à diminuição das vendas de telefones na Europa e Japão.

Nas previsões feitas para o resto do ano fiscal, a Sony refere que espera um decréscimo nas vendas de smartphones, que será especialmente sentida na Europa.

No início do ano, no Mobile World Congress, em Barcelona, a marca apresentou a família Xperia XZ2, que não conseguiu conquistar os consumidores para levar esta divisão a um terreno positivo.

O negócio de filmes da empresa, a divisão Sony Pictures é outra das áreas da empresa nipónica que não chegou a bom porto, com um prejuízo de 68 milhões de dólares neste trimestre.

Leia também: Sony quer liderar no mercado de sensores de imagem nos smartphones

De uma forma geral, divisões como imagem, música, sistemas de som para casa e entretenimento resultaram em lucro para a Sony, que atingiu valores recorde nos meses entre abril e junho. A área de semicondutores, onde se contam os módulos de imagens para smartphones, registou lucros de 261 milhões de dólares.

Depois do anúncio recente de um novo sensor de imagem, o IMX586, é esperado que esta área de negócio da Sony venha a ter bons resultados nos próximos meses, principalmente se este sensor começar a figurar entre os componentes dos próximos flagship a chegar ao mercado.