Proibidas armas nos Estados Unidos impressas em 3D

As armas impressas em 3D não são registadas e podem ser fabricadas por qualquer pessoa.

A empresa Defense Distributed, sediada no Texas, nos Estados Unidos, criou uma forma de serem fabricadas armas de fogo em impressoras 3D. Apenas com o download do modelo de uma arma, estas podem ser produzidas pelo público em geral, através de impressão 3D.

O assunto tem criado polémica nos Estados Unidos, com muitas críticas feitas por parte dos ativistas anti-armas, que se pronunciaram sobre a situação. A polémica em causa é que qualquer pessoa pode produzir a sua própria arma em casa, desde que tenha uma impressora 3D e ligação à Internet para descarregar os modelos.

A pressão dos ativistas anti-armas parece ter resultado: esta semana, um juiz norte-americano impediu a disponibilização dos modelos de armas para impressão 3D.

Robert Lasnik, juiz nos EUA, citado pela Reuters, refere que os esquemas das armas “iriam causar danos irreparáveis aos cidadãos dos Estados Unidos”.

Ativistas com o apoio de Donald Trump

Os desenhos das armas podem ser utilizados para produzir armas de plástico através de uma impressora 3D. Os grupos de ativistas anti-armas têm falado sobre o assunto e têm referido o quanto se torna perigoso este acesso tão facilitado à produção de armas de fogo.

“Isto não é um argumento de livre-arbítrio. Isto tem a ver com a questão de se queremos que pessoas que nunca conseguiriam obter um licença de porte de arma tenham a oportunidade de o fazer através do download de desenhos de armas letais apenas com um clique”, disse Adam Skaggs, Chefe do Conselho de Prevenção de Violência com Armas de Giffords ao Evening Standart.

“Publicar os esquemas para download faz com que surjam milhares de armas que não seriam registadas e não cumpririam as leis relativamente a armas dos Estados Unidos, iria pôr o público em risco e tornar difícil para a polícia de resolver crimes”, disse Nick Suplina, o diretor-executivo da Lei e Polícia para o controlo de armas em Everytown, ao Evening Standart.

Entretanto o presidente Donald Trump publicou a sua opinião acerca do assunto, no Twitter, onde demonstra ter uma opinião alinhada com a dos ativistas. Escreveu: “Estou de olho nas armas 3D de plástico que estão a ser vendidas ao público. Já falei com a NRA (Associação Nacional de Armas) não parece fazer muito sentido!”

A decisão do juiz norte-americano acabou temporariamente com o acordo que a administração do Donald Trump tinha feito com a Defense Distributed.

A Defense Distributed, de acordo com o Evening Standart, assegura que é a vitima de um “programa ideológico alimentado de intimidação e ameaças.” A empresa concordou em suspender temporariamente os residentes da Pennysylvania de fazer o download destes designs, depois do tribunal da Philadelphia, ter emitido uma ordem de emergência. A companhia ainda bloqueou New Jersey e Los Angeles.