Saiba como recuperar um email enviado por engano no Gmail

Para todos aqueles que já carregaram no botão de enviar antes do tempo ou escolheram o destinatário errado, este truque pode ser um verdadeiro ‘salva-vidas’.

O mais popular serviço de email do mundo já permite aos utilizadores recuperarem, no smartphone, as mensagens que enviaram por engano. A mais recente versão do Gmail para Android integra, finalmente, uma funcionalidade que já está disponível na versão web desde 2015.

À medida que a utilização dos serviços passa cada vez mais pelos dispositivos móveis, a possibilidade de corrigir também no smartphone uma mensagem seguiu por engano é muito bem-vinda.

Quando carregar no botão de enviar mensagem no Gmail, saiba que tem direito a cinco segundos de ‘arrependimento’. Depois de feito o envio, na parte inferior do ecrã vai aparecer uma indicação a dizer que a mensagem foi enviada – e logo ao lado aparece a opção ‘Anular’.

O sistema de recuperação é o mesmo, esteja a usar o Gmail na versão web ou na aplicação móvel.

Quando carrega em anular, o envio da mensagem é cancelado. Caso a mensagem já tivesse chegado à caixa de entrada do destinatário, a Google faz com que essa mensagem desapareça. O ponto importante a ter em conta é que só tem cinco segundos para anular o envio da mensagem.

A recuperação de emails enviados por engano era uma funcionalidade já disponível nos smartphones iOS e Android, mas no caso da Google apenas através da aplicação Inbox. Segundo a publicação Android Police, o suporte para a versão Gmail no Android está disponível a partir da versão 8.7 da aplicação.