Saiba o que deve esperar da apresentação da Apple desta semana

Estamos outra vez naquela altura do ano: a grande apresentação de setembro da Apple, onde habitualmente há novos iPhone e mais produtos para conhecer.

Como já se tornou conhecido ao longo dos anos, há sempre quem tenha acesso a informação privilegiada e não consiga manter o segredo até ao dia da apresentação (há também casos em que são as próprias marcas a fazer chegar ao mercado imagens ou indicações sobre os produtos que vai lançar). Passa-se o mesmo com a apresentação deste ano da Apple, que está marcada para esta quarta-feira, dia 12 de setembro.

Além de já se saber uma quantidade impressionante de possíveis informações sobre os novos iPhone, há também outras coisas a caminho do ecossistema da Apple durante a apresentação, que vai realizar-se no Steve Jobs Theater, localizado na sede da Apple, em Cupertino.

Como habitual, será Tim Cook, o atual CEO da Apple, a conduzir a apresentação, pontuada por outros responsáveis das diferentes divisões da Apple.

Leia também | Sete anos de Apple sem a liderança do icónico Steve Jobs

Novidades nos iPhone

É um dos produtos-chave da Apple e há mais de dez anos que exerce uma poderosa força no mercado dos smartphones. A apresentação de setembro costuma ser um momento importante no ano da Apple, muito pelo novo terminal.

Um ano depois, a Apple prepara-se para lançar o sucessor do iPhone X, que chegou ao mercado como uma edição especial para assinalar uma década de vida do iPhone, lançado originalmente em 2007, no momento “one more thing” de Steve Jobs.

Na verdade, já muito se sabe sobre as novidades da linha iPhone, inclusive que poderá ganhar três novos modelos, com nomes que ainda são provisórios, claro: um iPhone XS (onde o S representa a sucessão do iPhone X), com ecrã OLED de 5,8 polegadas, um XS Plus, com ecrã OLED de 6,5 polegadas e ainda um iPhone com ecrã LCD, que aparentemente poderá chamar-se iPhone XC, dizem fontes como o 9to5mac. Ao contrário da apresentação do ano passado, não é esperado que a Apple faça grandes alterações relativamente a design – fala-se num ano de continuidade para a tecnologia e visual introduzido com o iPhone X.

 

 

Há também casos em que fontes como o El País já avançam com alguns preços prováveis relativamente aos novos modelos. Este novo alinhamento de produtos faz saltar à vista duas coisas: com um iPhone de 6,5 polegas a Apple aventura-se naquele que será o seu smartphone de maiores dimensões; o iPhone com LCD, mais barato no que toca a custos de produção, apresenta uma opção mais barata quando chegar ao mercado, talvez numa tentativa de apelar a um público com menos disponibilidade financeira. Afinal, os modelos topo de gama de smartphones têm vindo a ficar cada vez mais caros, ao longo dos anos. 

Leia também | Portugal na lista de países onde o iPhone é mais caro

Há ainda outra questão com este iPhone mais barato – vai também trazer a tecnologia de Face ID e os controlos por gestos para utilizar durante a navegação. Ou seja, o botão de Touch ID, ainda presente nos iPhone 8 e 8 Plus, vai gradualmente começar a desaparecer da linha da Apple.

Acessórios

Há um ano, a Apple anunciou que ia lançar o AirPower, um acessório que poderia carregar sem fios vários dispositivos da Apple. A questão é que, ao longo de um ano, não houve mais informações sobre isto, nem relativamente a preços nem quando chegaria oficialmente ao mercado. Por isso, a possibilidade de a Apple abordar este assunto torna-se muito forte.

Além disso, também os AirPods podem vir a ser alvo de alguma evolução. Fala-se também numa forma de a caixa de transporte conseguir carregar automaticamente os auscultadores sem fio. Há uns meses, foi também referida uma forma de tornar estes auscultadores resistentes à água e talvez na possibilidade de incluir tecnologia para cancelamento de ruído. 

Novo Apple Watch

Habitualmente, a Apple opta por setembro para apresentar novidades na linha do relógio inteligente. Fala-se que este Series 4 seja a primeira grande alteração de design do Apple Watch desde 2015.

No ano passado, a Apple introduziu capacidades LTE no smartwatch, além de adicionar mais funcionalidades ligadas aos dados de saúde. É esperado que este relógio já inclua o novo sistema operativo da Apple criado para os smartwatches da marca da maçã, o watchOS5, anunciado na conferência WWDC, virada para os programadores.

Leia também | 11 truques do iPhone de que provavelmente não está a tirar proveito

Datas finais para o iOS 12

Já muito se sabe sobre o iOS 12, que está inclusive em modo beta. Depois de ter feito as primeiras apresentações sobre as funcionalidades na conferência para programadores, em junho, é esperado que a Apple comunique ao mercado quais são as datas de chegada das versões finais dos seus sistemas operativos (tanto do iOS 12, como do watchOS5 ou o macOS Mojave.

O iOS 12 não vai trazer mudanças drásticas a nível de software, mas inclui algumas funcionalidades como o Screen Time, que dará estatísticas sobre o tempo de uso dos dispositivos ou melhorias para a Siri. Veja na galeria abaixo as principais funcionalidades do novo iOS.