Costuma saltar anúncios no YouTube? Vai deixar de ser possível

agora os utilizadores podiam ‘saltar’ os anúncios de maior duração, mas isso vai acabar. Mudança pode ser benéfica para os youtubers.

A plataforma de vídeos YouTube anunciou na sua página, Creator Insider, que a opção de saltar anúncios vai estar cada vez menos disponível – ou seja, os utilizadores vão ser obrigados a ver os anúncios na totalidade. Numa primeira fase, que começa já na próxima semana, a funcionalidade começa a ser testada de forma experimental.

Estes anúncios ‘obrigatórios’ vão começar a aparecer nos vídeos que pertencem a canais que cumprem os requisitos de monetização – mais de mil subscritores e quatro mil horas de conteúdos visualizados. Mesmo não representando a totalidade dos vídeos do YouTube, representam uma parte significativa, sobretudo junto dos vídeos mais populares.

Com esta decisão, a rede social pretende que os criadores de conteúdo tenham mais receitas diretas através da plataforma, além daquelas que conseguem por meio de parcerias com marcas.

Leia também | Como tornar o YouTube cinco vezes mais rápido

Os anúncios que não podem ser ignorados vão ter durações entre 15 a 20 segundos, de acordo com as informações partilhadas pelo YouTube.

Quando os criadores tiveram acesso à funcionalidade vão poder ativá-la para os novos vídeos, mas também para todos os que já fizeram no passado. Vai ser ainda possível, segundo o Engadget, acompanhar as receitas geradas por este novo formato de publicidade.

Se o criador achar que esta opção não está a favorecer o seu trabalho, então vai poder desativá-la – a partir desse momento os anúncios ‘obrigatórios’ vão desaparecer de todos os conteúdos desse youtuber ou canal.