Toyota dá uma mão (de 500 milhões) ao carro autónomo da Uber

A Uber tem usado até agora carros da Volvo ou da Ford no seu projeto de carros autónomos.

A empresa japonesa está a investir para dar novo alento ao projeto da marca americana para ganhar vantagem sobre os rivais Tesla e Audi na corrida pelo carro robô.

Em março de 2018 o programa de carros autónomos da Uber teve um revés importante, após um acidente que vitimou um peão no Arizona, EUA. Agora leva um novo impulso com o investimento de 430 milhões de euros (500 milhões de dólares) do gigante da indústria automóvel Toyota.

O objetivo ambicioso da empresa nipónica passa por rivalizar com os avanços da Tesla e da Audi de forma a usar a tecnologia agora desevolvida permite ter carros autónomos da Toyota em 2021. Já a Uber tem estado a direcionar o seu negócio, tendo deixado cair o projeto de camiões autónomos, mas sempre quis manter o programa de carros robô.

O investimento tem já previstos os primeiros testes da Toyota com carros autónomos para 2020. A marca quer que tenham já inteligência artificial em todas as áreas relevantes e reconhecimento vocal que permitirá aos veículos conversarem com os condutores, além de guiarem por eles.

Em março desde ano a Toyota já tinha investido 2,4 mil milhões de euros na criação numa sub-empresa de investigaçãopara construir o software que irá alimentar os carros autónomos da marca, torná-los seguros e fiáveis para os consumidores.

“A ideia com esse investimento foi criar uma empresa sem restrições típicas de empresas tradicionais, com uma equipa global e que funcione como uma startup”, explicou na altura ao Wall Street Journal um porta-voz da Toyota. A ligação com a Uber assenta na estratégia da marca sair da sua zona de conforto e apostar em parcerias.