Vespa Elettrica chega à Europa ainda este ano… com inteligência artificial

A versão elétrica da Vespa chegará primeiro ao mercado europeu, com as vendas online a serem disponibilizadas a partir de outubro. Já nos Estados Unidos e na Ásia, ainda estão prometidos mais uns meses de espera.

O grupo Piaggio, responsável pela marca Vespa, já tinha indicado que as scooters elétricas da Vespa chegariam ao mercado ainda durante este ano. O grupo não dá indicações relativamente a preços, mas esclarece que estes estarão alinhados com os preços das Vespas topo de gama – que podem facilmente aproximar-se de um intervalo que oscile entre os seis mil e os dez mil euros.

A Vespa Elettrica vai ter uma autonomia de 100 quilómetros, com a marca a referir que terá uma performance melhor do que as scooters de 50 cc. Serão necessárias quatro horas para recarregar a bateria. Não se sabe ainda mais informações sobre a velocidade máxima destas scooters, que promete ser silenciosa – como tantos veículos elétricos do mercado.

Leia também | Trotinetes elétricas partilhadas da Lime já chegaram a Madrid

Esta Vespa vai ainda ter uns quantos toques de inteligência artificial. A ideia é que tire partida da IA para conseguir detetar peões e veículos que estejam próximos. Além disso, terá ainda capacidades para fazer sugestões sobre rotas alternativas para evitar o trânsito.

A Piaggio está a preparar-se também para lançar a Elettrica X, uma Vespa híbrida com uma autonomia estimada de 200 quilómetros.