Xiaomi aposta em dois novos smartphones com Android One

A fabricante chinesa continua a fazer uma séria aposta na internacionalização do seu mercado – e a comprová-lo está a escolha de Espanha para a apresentação global dos novos Mi A2 e Mi A2 Lite.

Espanha tem sido um dos países onde a Xiaomi está a fazer uma aposta, a par de França ou Itália. Os novos terminais da linha Mi A2, anunciados hoje, vão utilizar Android One, em vez da sua interface MIUI inspirada no Android. A ideia destes dois novos smartphones aposta no modus operandi já conhecido da Xiaomi: terminais com boas características dentro de uma faixa de preço acessível.

As duas versões incluem carregamento através de USB-C, mas há diferenças: o Mi A2 conta com um ecrã de 5,99 polegadas e um processador Snapdragon 660. Existirão duas versões possível deste Mi A2, uma com 4 GB de RAM e outra com 6 GB. Também o armazenamento vai variar entre os 32, 64 e 128 GB. Nas câmaras, a traseira conta com uma dupla de 20 e 16 MP; na câmara frontal um sensor de 20 MP.

Já o Mi A2 Lite aposta em características mais adequadas a quem quer uma opção mais comedida a nível de orçamento: um processador Snapdragon 625 e opções de 3 ou 4 GB de RAM, com armazenamento interno que pode ser de 32 ou 64 GB. O ecrã também é ligeiramente mais pequeno, com 5,84 polegadas. Embora tenha também câmara traseira, a dupla de sensores disponível é diferente, com 12 e 5 MP. A câmara frontal fica-se pelos 5 MP.

Os preços variarão entre os 249 e 279 euros, dependendo das características escolhidas para o Xiaomi Mi A2. No caso do Lite, o intervalo de preços situa-se entre os 179 e 229 euros.

Num tweet, a Xiaomi deixa Portugal de fora da lista de disponibilidades dos Mi A2. A jp.di e a Ingram Micro vão assegurar a chegada do Mi A2 a Portugal – através de um comunicado, a jp.di refere que “os novos telefones Xiaomi Mi A2 estão a partir de hoje disponíveis no mercado nacional”. Além do Mi A2, a Ingram Micro, em comunicado, refere que “um dia
depois deste lançamento global, a Ingram Micro lança os dois equipamentos no mercado português”.

Relativamente a preços, a Ingram refere que a versão de 32 GB do Mi A2 custará 279 euros; já o Mi A2 Lite, através da Ingram, arranca nos 209 euros, para a versão de 32 GB.

Atualização: artigo atualizado às 11h12 do dia 26 de julho, para incluir informação sobre a distribuição dos smartphones através da Ingram Micro.