Contas de Youtube suspensas por promovem páginas concorrentes

YouTube
Foto: REUTERS/Dado Ruvic

A guerra entre o YouTube e o Twitch conheceu um novo episódio. A plataforma de vídeos da Google bloqueou dois canais populares e lançou a discórdia.

O Youtube suspendeu temporariamente contas de criadores que fizeram vídeos nos quais promoviam conteúdos da plataforma rival Twitch. Os vídeos promoviam transmissões em direto desses criadores, mas numa plataforma diferente. As contas foram suspensas temporariamente e sem qualquer aviso prévio.

De acordo com o Engadget, os youtubers – Linus Tech Tips e Surny – quebraram os termos e condições do serviço de vídeos, que dizem especificamente que é proibido incentivar as pessoas a sair da plataforma. As reações dos criadores no Twitter não tardaram. “O YouTube continua a reprimir”, escreveu Linus, um dos canais afetados.

A página de vídeos mais conhecida do mundo já respondeu e deixou claro que o problema não era a promoção do Twitch em si, mas sim a maneira como esse redirecionamento estava a ser feito.

Leia também | 10 truques do YouTube que todos deviam conhecer

“Podem sem dúvida criar vídeos ou promover links para o site Twitch! E não há qualquer nova regra contra isso. Tal como está nas regras da comunidade, se o conteúdo tem o único propósito de direcionar as pessoas para fora do Youtube, muito possivelmente irá violar as nossas políticas de spam. Como por exemplo, um conteúdo sem áudio ou vídeo apenas com o link para outro site”, respondeu a plataforma de vídeos, também através do Twitter.

Este problema levanta a questão do que é considerado como uma promoção aceitável de conteúdos noutras plataformas. O caso está a ser visto como uma prática anticoncorrencial, à medida que o YouTube tenta crescer no segmento dos videojogos – a especialidade do Twitch – e a plataforma rival tem cada vez mais vídeos de temas generalistas.