Publicidade Continue a leitura a seguir

As 12 novas funcionalidades que vão chegar em breve ao WhatsApp

Nesta galeria encontra algumas novidades do WhatsApp, lançadas em maio | 1. Bloqueio automático | Já disponível para iOS, a possibilidade de definir um período de tempo após o qual o WhatsApp fica bloqueado está também a caminho do Android.
2. Adeus capturas de ecrã às conversas | Se um smartphone tiver o bloqueio por impressão digital configurado, então só será possível tirar um screenshot às conversas assim que uma segunda autenticação é feita.
3. Reenvio de mensagens | Nesta nova funcionalidade, o WhatsApp vai permitir ao utilizador saber quantas vezes uma mensagem sua pode ter sido reencaminhada para outras conversações.
4. Ficheiros de áudio | O WhatsApp está a trabalhar numa forma de permitir ouvir um ficheiro de áudio antes de este ser enviado. Os utilizadores também vão poder enviar até 30 ficheiros de áudio de uma só vez.
5. Modo escuro | Tem sido uma das funcionalidades mais comuns no mundo do software e o WhatsApp não quer ficar para trás: em breve a aplicação vai ter um modo escuro, que garante uma melhor visibilidade dos conteúdos e pode também ser menos 'agressivo' para os olhos durante uma utilização noturna.
6. Mensagens de voz | O WhatsApp está a preparar uma forma de várias mensagens de voz serem reproduzidas de forma automática quando são enviadas duas ou mais seguidas.
7. Vídeos em primeiro plano | Em breve vai poder abrir um vídeo no WhatsApp, sair da aplicação e continuar a ver aquele vídeo em reprodução numa janela flutuante.
8. Browser interno | Tal como já acontece no Facebook, o WhatsApp vai passar a ter um navegador interno. Isto significa que quando carregar num link através da aplicação, em vez de recorrer a um browser externo, será o da própria app aquele que vai abrir a página web.
9. Autocolantes animados | O WhatsApp já permite o envio de GIF, mas a aplicação vai apostar num conceito que já é muito popular em aplicações de messaging asiáticas: autocolantes animados.
10. Ignorar conversas arquivadas | Quando arquiva uma conversa, ela passa automaticamente para o fundo da lista de conversações da aplicação - exceto se lá receber uma nova mensagem. Com esta funcionalidade isso deixaria de acontecer - uma vez arquivado, para sempre arquivado.
11. Verificação de imagens | O WhatsApp tem um problema de distribuição de conteúdos falsos e esta nova funcionalidade quer ajudar justamente nisso. Vai ser integrada uma ferramenta que permite carregar a imagem diretamente para o Google, o que facilita saber se é original ou copiada e quem é o autor original.
12. Mais emoji | Tornaram-se numa parte fundamental das conversas no WhatsApp e os engenheiros da aplicação sabem disso. Numa das atualizações futuras os emoji deverão ser redesenhados.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Maior privacidade, maior controlo sobre as mensagens e o inevitável modo escuro. Confira todas as novidades na galeria em cima.

O WhatsApp é, provavelmente, uma das aplicações que mais tem mudado ao longo dos últimos anos. ‘Por fora’ os utilizadores podem até nem se aperceber, mas ‘por dentro’ a plataforma de mensagens instantâneas está constantemente a receber novas atualizações.

Através de um programa de testes, o WhatsApp experimenta primeiro estas novas funcionalidades com um pequeno grupo de utilizadores para saber se são bem recebidas ou se é necessário um pouco mais de trabalho até que estejam preparadas para o grande público.

Leia também | Aprenda a calibrar a bateria do seu smartphone

Atualmente o WhatsApp está a preparar um grande número de novas funcionalidades – 12 de acordo com as publicações Gadgets Now e Wabetainfo – e que podem mudar de forma significativa a forma como cada um usa a aplicação.

Na lista em cima pode ficar a conhecer quais são estas novas funcionalidades que vão chegar ao WhatsApp ao longo dos próximos meses. Mas atenção: existe sempre a possibilidade de alguma destas ferramentas nunca chegar a ser concretizada caso a receção junto dos utilizadores de teste não seja a esperada.

Dorme com o telemóvel ao lado da cama? Saiba porque não o deve fazer