Portugal é cada vez mais um país de smart cities. Os projetos estão mais abrangentes e integrados em diferentes aspetos do dia-a-dia das cidades.
Há um lado em muitas cidades portuguesas que os próprios habitantes desconhecem: como a tecnologia está a funcionar para melhorar as suas vidas. São cada vez mais os municípios a apostar no conceito de cidade inteligente (smart city) para garantirem a cidadãos e turísticas uma qualidade de vida ‘cinco estrelas’.
Estes projetos de cidades inteligentes são muito variados: tanto pode ser um sistema automático que controla os sistemas de rega e evita desperdícios de água, como pode ser uma boa política de mobilidade urbana e que torna muito simples chegar do Ponto A ao Ponto B.
Na esmagadora maioria dos casos, as pessoas nem percebem que este ‘esqueleto tecnológico’ está a suportar parte da vida das cidades. Há quem continue a deitar o lixo nos ecopontos como faz há muitos anos, mas não há ali nada que indica que esse ecoponto comunica em tempo real a sua capacidade e que essa informação influencia a rota de recolha de resíduos.
Na edição de julho da revista Insider, dedicámos uma reportagem ao tema das smart cities em Portugal. Destacámos dois exemplos: o de Águeda, como o de uma cidade líder neste segmento; e o do Seixal, como o de um município que está agora a dar passos mais sérios neste sentido.
A verdade é que Portugal está a ficar um país inteligente: em todos os distritos é possível encontrar pelo menos um grande projeto ligado à inteligência urbana e é isso que aqui destacamos.
Na galeria em cima pode ficar a conhecer 22 projetos que são alguns dos melhores exemplos da transformação digital das cidades portuguesas.