Aplicações são maliciosas e tanto rederecionam os utilizadores para sites de phishing, como acedem às suas fotografias.
A Google fez mais uma ‘limpeza’ na loja de aplicações do sistema operativo Android. Desta vez foram removidas 29 aplicações maliciosas que em conjunto tinham mais de quatro milhões de downloads.
O alerta foi dado pela empresa TrendMicro, que revela que algumas destas aplicações tinham comportamentos avançados: uma destas apps escondia o seu ícone assim que o utilizador executava o serviço, o que tornava mais difícil eliminar a aplicação.
Estas aplicações tinham ligações a servidores de anúncios maliciosos, mostrando publicidade de conteúdos para adultos às vítimas, como em alguns casos também podiam resultar na instalação de apps maliciosas sem que a pessoa soubesse.
Veja também | 40 aplicações que tem mesmo de instalar no seu smartphone
“Dado que muitas destas aplicações maliciosas esforçam-se para parecer o mais legítimas possível, os utilizadores devem sempre investigar a legitimidade das apps. Um bom método é olhar para as classificações dadas por outros utilizadores. Se os comentários mencionarem comportamentos suspeitos, talvez seja uma boa ideia abster-se de descarregar a app”, aconselha a TrendMicro.
Na galeria em cima vai encontrar o nome das 29 aplicações que foram removidas pela Google, assim como o nome técnico do pacote de instalação que as mesmas podem ter no smartphone [caso decida usar um explorador de ficheiros para localizar estas apps].
Desinstale estas aplicações. Estão a ganhar dinheiro com os seus dados