Publicidade Continue a leitura a seguir

A cada segundo são criadas cinco contas no Facebook

Os dados são do Global Digital 2019, referente a janeiro de 2019.(onde se lê biliões, deve-se ler mil milhões)
Os dados são do Global Digital 2019, referente a janeiro de 2019.(onde se lê biliões, deve-se ler mil milhões)
Os dados são do Global Digital 2019, referente a janeiro de 2019.(onde se lê biliões, deve-se ler mil milhões)
Os dados são do Global Digital 2019, referente a janeiro de 2019.(onde se lê biliões, deve-se ler mil milhões)
Os dados são do Global Digital 2019, referente a janeiro de 2019.(onde se lê biliões, deve-se ler mil milhões)
Os dados são do Global Digital 2019, referente a janeiro de 2019.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A rede social número um é, sem surpresas, o Facebook. Plataforma de Zuckerberg tem 1,56 mil milhões de utilizadores ativos diários.

Os portugueses passam, em média, seis horas e 38 minutos do seu dia na Internet. Deste tempo, duas horas e nove minutos são nas redes sociais. Cada português tem, em média, nove contas em redes sociais. Os dados são do relatório Global Digital 2019.

No início deste ano, os utilizadores de redes sociais totalizavam os 3,48 mil milhões, com cerca de 288 milhões de novos utilizadores em 2018.

Hoje celebra-se mundialmente o Dia das Redes Sociais. A data foi criada pelo site Mashable em 2010 com o objetivo de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social.

A rede social número um é, sem surpresas, o Facebook. A plataforma criada por Mark Zuckerberg em 2004 tem vindo a estar envolvida em várias polémicas relacionadas com a privacidade, mas continua a liderar o ranking como a maior rede social do mundo com 1,56 mil milhões de utilizadores ativos diários e 2,38 mil milhões mensais, indicam os resultados da companhia relativos ao primeiro trimestre deste ano. Em média, são criadas cinco contas a cada segundo. Em Portugal, 95,1% dos utilizadores de redes sociais tem conta no Facebook, de acordo com o estudo da Marketest Consulting – Os Portugueses e as Redes Sociais 2018.

Leia também | Facebook lança novo programa que paga para ver aquilo que faz no telefone

A preferência pelo Facebook não é, contudo, transversal a toda a população. Entre os jovens utilizadores de redes sociais, os resultados de 2018 mostram uma inversão das redes visitadas com mais frequência, com o Instagram a colocar-se na primeira posição e o Facebook na segunda. 44.6% dos inquiridos neste estudo, com idades entre os 15 e os 24 anos, apontaram o Instagram como a rede social que utilizam com mais frequência.

A penetração do Instagram como rede usada com mais frequência é, entre os jovens, cerca de três vezes superior à média.

O Instagram, comprado pelo Facebook em 2012, tornou-se numa das compras de maior sucesso de Zuckerberg, conseguindo registar um crescimento exponencial ao longo dos anos. O desconforto em relação à política agressiva que o Facebook quis adotar para o Instagram, fez com que os seus criadores dissessem adeus à empresa. Kevin Systrom e Mike Krieger abandonaram a estrutura da rede social em setembro do ano passado. Ainda assim, a plataforma de partilha de fotografias conta com 500 milhões de utilizadores ativos diários e 800 milhões mensais.

Leia também | Twitter ainda está à procura da melhor solução para editar tweets

Quem perdeu fôlego foi o Twitter, que no final do ano passado viu os seus utilizadores mensais cair. Ainda assim, a rede social de Jack Dorsey, que recentemente implementou medidas para ocultar as mensagens de políticos que violem as regras da plataforma, registou no primeiro trimestre de 2019, 330 milhões de utilizadores ativos mensais.

Mas em pior forma está o Snapchat. Ainda se lembra dele? Tem atualmente 190 milhões de utilizadores diários. O Snapchat tem tido algumas dificuldades em conseguir aumentar o número de utilizadores da aplicação. A aposta tem passado pelos conteúdos originais dentro do serviço, como pequenas séries feitas a pensar nesta plataforma. Apesar de ter apresentado resultados financeiros positivos, a base de utilizadores continua a não crescer de forma significativa.

Leia também | Snapchat estará a preparar-se para entrar no mundo dos jogos

De acordo com o estudo da Marketest, três em cada quatro utilizadores em Portugal indica aceder às redes sociais entre as 20h e as 22h, sendo que os fins de semana são os dias em que mais tempo despendem nas redes sociais. A média mundial situa-se nas duas horas e 16 minutos.

O tempo passado nas redes sociais varia de forma significativa de cultura para cultura. Se no os japoneses passam apenas 36 minutos no seu dia a percorrer os feeds das suas contas, já os filipinos perdem quatro horas de 12 minutos a navegar nas redes sociais.

Leia também | Vai viajar para os Estados Unidos? Governo de Trump quer vigiar as suas redes sociais

Casa Branca recebe cimeira de redes sociais
O interesse do presidente norte-americano pelas redes sociais é de conhecimento geral. Os tweets de Donald Trump são famosos pelos seus comentários ou anúncios.

De acordo com o New York Times, a Casa Branca vai receber uma cimeira sobre redes sociais, já no mês que vem, a 11 de julho. Um porta-voz de Whashington revelou que o encontro irá “reunir líderes digitais para uma conversa robusta sobre as oportunidades e os desafios do ambiente online atual”.

Viagem à ‘universidade’ parisiense do Facebook, onde a inteligência artificial é rainha