A Guerra dos Tronos chegou com 70 minutos de atraso na HBO Portugal

Guerra Tronos HBO Portugal

A HBO Portugal admite problemas técnicos na estreia de A Guerra dos Tronos em simultâneo com os EUA (no canal Syfy tudo começou à hora prevista).

Era a estreia televisiva mais aguardada dos últimos anos. A última temporada da série mais mediática e famosa da atualidade, A Guerra dos Tronos, estreou nos EUA às 2h da manhã em Portugal e foi também a primeira batalha oficial de uma nova ‘guerra’ entre os serviços de streaming e os canais de cabo no país.

De um lado a HBO Portugal, desde fevereiro em Portugal, com o seu primeiro grande teste ao serviço de streaming que concorre diretamente com a Netflix, com a vantagem da HBO ser a produtora da série.

Do outro lado, o canal de cabo que tem transmitido desde o seu início em Portugal a série, o canal Syfy, e que, agora, tinha uma concorrente na transmissão que usa uma tecnologia diferente, o streaming. O Syfy, na verdade, estreou as transmissões em simultâneo com os EUA, já que até agora as estreias de cada episódio aconteciam um dia após a emissão no país do Tio Sam.

Resultado? Dezenas de clientes do serviço HBO Portugal começaram a queixar-se que não conseguiam ver o episódio nesta madrugada, indicando mensagens do serviço de apoio da HBO Portugal a lamentar o sucedido. Já quem tem acesso ao canal Syfy conseguiu ver a estreia do primeiro episódio da última temporada sem sobressaltos.

O mesmo aconteceu com a bem sucedida estreia em cinema promovida pela HBO Portugal no UCI Cinemas, do El Corte Inglès, em Lisboa, que puderem ver em sala de cinema à hora prevista (2h) a estreia do episódio.

Leia também | Guerra dos Tronos. SyFy responde à HBO e estreia temporada à mesma hora dos EUA

À Insider, a HBO Portugal confirma os problemas técnicos (70 minutos de atraso), dando contactos aos clientes visados e prometendo um esforço para que os próximos episódios sejam mesmo em simultâneo com os EUA, para os fãs mais ansiosos. Sem revelar que problemas técnicos foram, nem quantos clientes foram afetados, a HBO Portugal lamenta o sucedido. Aqui fica a declaração oficial a que tivemos acesso:

“Confirmamos que infelizmente tivemos problemas técnicos inesperados com a estreia do episódio 1 da temporada 8, de A Guerra dos Tronos, no nosso serviço, durante cerca de 70 minutos, esta madrugada. Lamentamos os inconvenientes causados e recomendamos que os clientes com questões entrem em contato com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente através do e-mail contacto@hboportugal.com e telefone 800 500 016, com horário de abertura às 10h. Continuamos a trabalhar para dar aos nossos clientes todos os episódios de A Guerra dos Tronos em simultâneo com os EUA”.

Curiosamente, na passada sexta-feira, a Vodafone Portugal (que além de ter o canal Syfy, como outros operadores, é, para já, a única a disponibilizar acesso à HBO Portugal através das suas boxes) enviou um SMS a vários clientes a indicar que a nova temporada da série só iria estrear às 9h da manhã na HBO Portugal através da box. Diz a mensagem: “Veja a estreia em direto no canal Syfy e a partir das 9h da manhã, sempre que quiser, na HBO Portugal na sua Tv Box”.

Contactada pela Insider, a Vodafone esclarece que há diferenças entre o serviço de streaming na app da HBO Portugal e feito através da box da Vodafone (ao contrário do que se vê na Netflix:

“A Vodafone decidiu informar antecipadamente os seus clientes que o primeiro episódio da 8.ª temporada de A Guerra dos Tronos ficaria disponível umas horas depois da sua estreia porque, tratando-se da série mais aguardada de sempre, a mesma está sujeita a regras de confidencialidade e processos de certificação muito exigentes, o que implica que sejam necessárias algumas horas até os mesmos estarem disponíveis na Tv Box Vodafone. Os problemas técnicos ocorridos com a App da HBO Portugal dizem apenas respeito a esta empresa”.

(atualização 16h com esclarecimento da Vodafone)

Com medo dos ‘spoilers’ de Game of Thrones? Estas extensões resolvem o problema