A magia do Teatro La Scala de Milão disponível online no Google Arts & Culture

A mais mítica casa de ópera mundial, o Teatro La Scala, em Milão, bem como imagens dos seus espetáculos e história, fica esta quinta-feira disponível online.

A história não tem de ficar fechada a sete chaves em locais estonteantes só ao alcance de alguns. E, numa altura de distanciamento e de redução de viagens turísticas por causa da pandemia de covid-19 que assola o planeta, a missão do Google Arts & Culture ganha novo fôlego – o site para o La Scala é este.

Nesse contexto, a Google anunciou que a partir desta quinta-feira, fica disponível online boa parte da experiência que é possível ter de forma virtual da mítica casa de ópera Teatro La Scala, que faz parte da lista de monumentos a visitar em Milão.

O agora famoso Teatro alla Scala foi construído por determinação da imperatriz Maria Teresa da Áustria, para substituir o Teatro Regio Ducale, destruído num incêndio em 1776. O seu nome está associado à igreja de Santa Maria alla Scala que existia precisamente no mesmo local e foi desenhado pelo arquitecto neoclássico Giuseppe Piermarini. A inauguração de 3 de agosto de 1778 foi feita ao som da opera de Antonio Salieri, L’Europa riconosciuta.

História à parte, o espaço físico imponente e as suas coleções estão agora disponíveis no formato digital e acessíveis a todos. A experiência criada pelo projeto cultural da Google permite a qualquer utilizador pisar o palco por onde já passaram os grandes cantores de ópera, dançarinos de ballet ou orquestras e coros icónicos.

É possível ir aos bastidores e espreitar desde o local onde artesãos criam os fatos dignos de obra de arte aos acessórios, bem como folhear (digitalmente) documentos de arquivos, esboços e partituras e surpreender-se com os detalhes de trajes de ópera icónicos.

Bem no centro de Milão, o La Scala é simultaneamente um símbolo da cidade e das artes performativas em grande escala e alberga uma grande herança cultural que remonta à sua fundação e abrange arte, arquitetura, moda e a história. Mantém-se até hoje como um local para artes performativas contemporâneas e atividades várias que vão da educação ao digital.

O La Scala ganha assim presença completa no digital, pela primeira vez, onde se inclui o maior arquivo de uma casa de ópera com imagens de espetáculos de ópera, ballets e concertos, imagens dos bastidores, partituras raras.

Há mais tesouros da arte portuguesa para ver no Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture partilhou alguns dos números do Teatro La Scala incluídos na experiência:

  • Mais de 259 000 imagens (incluindo mais de 240 000 fotos de arquivo e mais de 16 000 documentos, partituras musicais e desenhos digitalizados com o TableTop Scanner da Google)

  • 12 trajes de ópera digitalizados em alta resolução com o Art Camera

  • 47 imagens Street View do museu que cobrem os mais de 20 000 metros quadrados do Teatro, Museu e espaços de Workshops.

  • Mais de 40 exposições digitais

  • A “ópera desconstruída” juntando músicos e artistas numa ópera por vídeo conferência gravada ao vivo a partir das suas casas na Europa durante a quarentena.

Google quer mostrar como alterações climáticas estão a afetar heranças culturais