Afinal, deve-se ou não desligar o computador à noite?

computador, teclado, PC
Fonte: Pixabay

É uma questão que pelo menos já toda a gente colocou na vida. A ideia de que se deve desligar o computador à noite é bastante popular, mas há sempre quem não concorde. Afinal, quem é que tem razão neste caso?

Há especialistas que apontam que deixar o computador ligado durante toda a noite pode ter alguma influência no tempo de vida útil do equipamento. Conforme conta Steven Leslie ao site Digital Trends, tudo depende do uso que é feito do computador. “Se o computador é usado várias vezes por dia, o melhor é deixá-lo ligado à noite. Se é usado durante períodos mais curtos, por exemplo uma hora ou duas, ou apenas uma vez por dia, é melhor desligá-lo à noite”.

“Sempre que um computador é ligado, há um pico de energia, quando tudo começa a funcionar. E se isto é feito várias vezes por dia, pode reduzir o tempo de vida do computador”, explica o especialista.

Ou seja, quanto mais antigo for o computador e dependendo dos tipos de componentes que tenha, pior pode ser este tipo de stress de estar a ligar ou desligar constantemente.

Leia também | Quer saber como está a bateria do seu portátil? Esta app é a solução

Para quem quer ter sempre o computador ligado, vale a pena pensar quando é que vai ter dias mais calmos, para que possa dar algum descanso ao computador. Os especialistas recomendam também que, caso o queira ter sempre ligado, explore a opção de ‘Suspender’. Desta forma, ainda consegue poupar alguma eletricidade e evitar gastos desnecessários.

Resumindo e concluindo: tudo depende de que tipo de uso faz do seu computador. Se o uso é pontual, vale a pena desligá-lo quando já não precisar do PC. Se estiver a fazer cópias de segurança ou a fazer algum tipo de atualizações durante a noite, mais vale deixá-lo ligado. Ainda assim, convém ir encerrando o computador de vez em quando, para que possam ser feitas atualizações ou que os componentes e bateria (caso seja um portátil) possam ter algum tempo de descanso.

Objetivo para 2019? Deixar estes 10 maus hábitos tecnológicos