Alexa da Amazon vai ser mais natural… mas também pode falar como Samuel L. Jackson

Samuel L. Jackson
REUTERS/Mario Anzuoni

No evento dedicado a novo hardware, a Amazon apresentou novidades dedicadas especificamente à voz da Alexa, a assistente digital. Além de um tom mais natural, Samuel L. Jackson é a primeira voz de celebridade a chegar à Alexa.

Em breve – e em troca de 0,99 dólares – poderá pedir a Samuel L. Jackson para dizer frases icónicas de Pulp Fiction ou apenas para lhe dizer como está o tempo no Porto. A Amazon anunciou um novo pack com a voz do conhecido ator, que tem até direito a uma versão explícita. A Amazon indicou que esta será a primeira voz de celebridade disponível para a Alexa, que tira partido de uma rede neuronal de texto para voz.

Com esta nova rede, que tira partido de aprendizagem automática e outras tecnologias, a Amazon poderá deixar de depender de vozes pré-gravadas das celebridades. A empresa indica que os 99 cêntimos pedidos pelo pack de voz de Samuel L. Jackson é um “preço especial”. Estão também prometidas novas vozes, já a partir do próximo ano, indica a empresa de Jeff Bezos.

Leia também | Quer dar uma ajuda à Alexa? Amazon lança programa para ensinar assistente pessoal

Esta rede não vai apenas permitir à Alexa imitar a voz de uma celebridade. Basicamente, tirando partido desta rede, a assistente digital da Amazon passará também a ter uma voz mais natural e próxima do tom humano.

A Alexa ganha também um novo modo de vários idiomas, pensado para casas onde se fala uma combinação de línguas. Por enquanto, chegará primeiro aos Estados Unidos, com uma combinação de espanhol e inglês; ao Canadá, misturando o francês e o inglês e à Índia, com a combinação entre hindi e inglês.

A assistente digital vai também conseguir perceber quando é que está frustrado, com um novo modo que será ativado quando a Alexa não estiver a conseguir apresentar os resultados esperados pelo utilizador.

 

Google Assistant já fala com voz de John Legend