Publicidade Continue a leitura a seguir

Carregamento rápido destrói a bateria do telefone, aponta estudo

Aprenda a calibrar a bateria do seu smartphone| 1. Nos smartphones Android | Usar o smartphone até a bateria descarregar por completo.
2. Depois de gastar toda a bateria, não usar o smartphone durante seis horas.
3. O passo seguinte é carregar o smartphone por completo, até a bateria chegar aos 100%.
4. Assim que tiver a carga máxima, deixar o smartphone a carregar durante mais duas horas e só aí sim retirar do carregador. Termina assim o processo de calibração dos Android.
5. Nos smartphones iOS | Carregue o smartphone até aos 100% e depois gaste a bateria por completo através de uma utilização normal, não é necessário forçar a descarga com atividades mais exigentes.
6. Assim que a bateria chegar ao fim, deixe o smartphone ‘repousar’ durante oito horas.
7. Depois deve iniciar o processo de carregamento e deixar ficar o iPhone assim durante oito horas. Garanta que o carregador usado é um oficial da Apple. Quando ligado à energia, o smartphone vai iniciar, mas é importante não desbloqueá-lo nem introduzir o código PIN.
8. Assim que as oito horas de carregamento tiverem passado, deve forçar uma reinicialização do smartphone. Termina assim o processo de calibração para o iPhone.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É uma funcionalidade que está cada vez mais presente nos smartphones e que facilita muito a vida ao utilizador. No entanto, o carregamento rápido acelera a degradação da bateria do telefone, indica um novo estudo.

Um estudo feito pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, aponta que há uma relação entre a funcionalidade de carregamento rápido e a degradação das baterias e, consequentemente, do tempo de vida útil do equipamento, indica o El Mundo.

O estudo feito na universidade norte-americana foi liderado por Kejie Zhao, que analisou a nível microscópico a degradação dos componentes das baterias de iões de lítio. Os resultados do estudo apontam que, com a bateria a ser carregada de forma mais rápida, surgem danos aos elétrodos da bateria, o que reduz a capacidade de carga, mais acentuados nos dispositivos com carregamento rápido.

Leia também | Bateria do smartphone viciada? Conheça cinco mitos sobre o tema

É normal haver uma degradação das bateria do telefone, com o tempo útil. O investigador refere que, “a degradação heterogénea da bateria é mais acentuada em elétrodos mais grossos e durante as condições de carga rápida”.

Os investigadores recorreram também a máquinas de raio X, guiada por inteligência artificial, para perceber onde era possível encontrar as zonas mais danificadas da bateria.

Por enquanto, ainda não existem soluções que possam minimizar os problemas causados pelo carregamento rápido, indicam os investigadores.

 

10 dicas para poupar a bateria do smartphone