Há contas no Instagram com milhares de utilizadores – milhões até – que são recheadas de utilizadores falsos. Saiba como pode separar o trigo do joio e distinguir aquilo que é real e aquilo que não passa de um bot…
É um dos fenómenos das redes sociais. O fenómeno ganhou tamanha dimensão que, nos últimos anos, o Instagram tem apostado em ‘purgas’ para eliminar das contagens de seguidores contas falsas. O resultado é habitualmente o mesmo: reduções consideráveis nas percentagens de seguidores. Há até quem já faça estimativas do impacto económico que isto possa ter: segundo a CNBC, os utilizadores falsos a inflacionar as contagens de influenciadores digitais poderão mesmo custar 1,3 mil milhões de dólares a empresas, só este ano.
Por isso, há alguns sinais que rapidamente denunciam se a conta pertence a alguém de carne e osso ou se é apenas uma miragem digital. Observe os comentários em determinadas publicações: são comentários genéricos e aleatórios, pouco ligados ao contexto? Poderá estar perante um bot, criado para inflacionar determinadas publicações.
Leia também | Saiba como encontrar novos filtros de realidade aumentada para o Instagram
Outra coisa que pode fazer é olhar para o perfil. Se estiver a seguir milhares de pessoas mas tem poucas dezenas de seguidores, há margem para a desconfiança. Outro truque que também pode usar é observar o próprio perfil no Instagram – tem um nome com demasiados algarismos no utilizador, não tem fotos ou publicações? Há uma grande probabilidade de estar perante um bot.
Outra coisa que pode fazer se estiver desconfiado da veracidade do perfil que está a ver é muito simples: abra uma fotografia e faça uma pesquisa por imagens semelhantes no Google. Se houver demasiados resultados para determinada imagem, poderá estar a olhar para um perfil que não é verdadeiro.
Leia também | Instagram vai esconder as contagens de ‘likes’ em mais países
Além disso, os perfis de contas falsas são habitualmente pouco ativos: não partilham histórias, são pouco identificados em imagens (ou, quando são, trata-se de publicações duvidosas).
Em suma, basta ter os olhos bem abertos e ter em contas estes sinais. Assim, também poderá distinguir se a conta que lhe está a enviar um pedido de seguidor pertence a alguém real… ou apenas a uma “fábrica” de seguidores.