Publicidade Continue a leitura a seguir

Quer internet mais rápida? Estas sete dicas vão ajudar

1. Encontre o sítio ideal para o router | Pode não parecer muito importante, mas também pode fazer toda a diferença. O design dos routers tem melhorado ao longo dos últimos tempos, mas ainda há quem tente esconder ao máximo este equipamento - o que nem sempre é uma boa ideia. O router deve estar posicionado na parte mais central da casa e numa zona sem obstáculos, desta forma a emissão de sinal será mais direta e ‘limpa’.
2. Evitar confronto com outros equipamentos | Os nossos olhos não conseguem ver, mas a verdade é que as casas estão preenchidas com frequências de rádio. Isto faz com o desempenho de um router possa ser afetado se estiver muito perto de outros equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos, como os microondas.
3. Mantenha o router atualizado | Isto é válido tanto do ponto de vista do hardware, como do software. Por um lado é importante garantir que tem um router que consegue dar resposta ao serviço de internet que tem contratado - se tinha uma ligação de 50Mbps, agora tem uma de 200Mbps e o operador não trocou o equipamento, pode não estar a tirar o máximo proveito. Tenha também sempre a atualização de software mais recente - além de melhores desempenhos, estará a garantir uma maior segurança na sua rede.
4. Tem um router com antena? Vá buscar uma cerveja | É provavelmente um dos truques de hardware mais antigos da internet - se tiver um router com antenas, pode usar uma lata de cerveja ou de sumo para melhor direcionar o sinal. Como? Basta cortar a parte inferior da lata, tirá-la, fazer um corte vertical e abrir as abas. Depois é colocar este ‘utensílio’ na antena do router e direcionar para o local onde costuma usar os equipamentos com acesso à internet. Crédito: DIY Hacks
5. Comprar um extensor de sinal | Não é um crente na técnica da lata de cerveja? Se preferir um método mais profissional, pode sempre investir num extensor de sinal Wi-Fi. Na prática são mini-routers que ajudam a aumentar a força do sinal da rede de internet. Esta é uma solução importante para as pessoas que têm casas grandes ou com muitas divisões.
6. Mudar o canal de frequência do router | Quando está em casa e adiciona a rede Wi-Fi a um novo equipamento, o que vê? As redes Wi-Fi dos seus vizinhos. A esmagadora maioria dos routers trabalha na frequência dos 2,4Ghz, o que significa que esse canal de frequência pode estar especialmente congestionado. A solução passa por configurar o seu router para transmitir no canal dos 5Ghz (pode pedir ajuda ao apoio técnico do operador), que além de ter mais canais, por norma estão descongestionados. Como descobrir quais os melhores canais? Instale a aplicação WiFi Analyzer (Android), WiFi Info View (Windows) ou NetSpot (Mac) e veja como estão distribuídas as redes Wi-Fi na sua zona de residência.
7. Reiniciar o router | Sendo o router uma peça central da sua experiência de internet, este é um equipamento que precisa de manutenção. Desligue e volte a ligar o router de vez em quando. Isto faz com que o equipamento esteja ‘como novo’ quando volta ao ativo, o que pode ser benéfico para a sua experiência de internet.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A maior parte das dicas são gratuitas e fáceis de executar. Retire mais do seu serviço de internet em poucos passos.

Nos últimos anos a qualidade das ligações de internet melhorou de forma significativa: os operadores disponibilizam maior largura de banda nos seus serviços, os routers têm maior alcance de distribuição de sinal e os equipamentos suportam velocidades cada vez mais rápidas. Mesmo assim, nem sempre a experiência corresponde às exigências dos utilizadores.

Porquê? Porque a experiência de consumo mudou e o número de equipamentos conectados numa casa aumentou de forma exponencial. Nos dias que correm é muito fácil ter alguém a fazer streaming de vídeo Ultra HD no Netflix, ter alguém a jogar online na consola e ter alguém a descarregar ficheiros da cloud – isto enquanto os smartphones, tablets e computadores continuam a suas ‘rotinas’.

Leia também | O seu operador está a enganá-lo? Teste aqui a velocidade da sua internet

Conclusão? Sim, a internet melhorou nos últimos anos, mas a experiência de consumo também está mais diversificada e exigente. Para quem joga online, por exemplo, um segundo de mau desempenho da rede pode significar uma eliminação imediata dessa partida.

Na galeria em cima pode ver algumas dicas sobre como melhorar o desempenho da sua internet lá em casa, no escritório ou na casa de um amigo.