Das maratonas aos episódios semanais: Netflix testa novos métodos de lançamento de conteúdos

netflix

A Netflix pode ter ficado conhecida pelo fenómeno ‘binge watching’, mas a empresa está a diversificar os métodos de lançamento, pelo menos em alguns títulos do catálogo.

A proposta do serviço de streaming tornou-se conhecida pela disponibilização de todos os episódios de uma série ou programa de televisão de uma vez – salvo raras excepções, consoante as negociações de direitos de transmissão para cada país ou por especificações do conteúdo. Em Portugal, é exemplo de disponibilização semanal de conteúdos a série Good Place, entre outros casos. Outros exemplos de excepções ao formato de temporada completa são as entrevistas de David Letterman em O Próximo Convidado Dispensa Apresentações. Na primeira temporada, os episódios chegavam ao serviço de streaming com uma periodicidade mensal. 

A Netflix estará interessada em explorar outros métodos de lançamento dos seus programas, apontam sites como o ComicBook ou a Complex. As publicações recordam que a Netflix já tinha feito alguns testes destes, com diferentes conteúdos, mas que era o fenómeno do ‘binge watching’, o consumo rápido de vários episódios num curto espaço de tempo, que resistiu ao tempo. 

Leia também | Área de DVD da Netflix ainda mexe – e chegou ao marco de cinco mil milhões de discos

Exemplos destas apostas de lançamento de uma série de forma semanal é Rhythm & Flow, uma competição focada no mundo do hip hop, onde músicos como T.I, Cardi B ou Chance the Rapper vão ocupar as cadeiras do júri. Aqui, a Netflix vai apostar na disponibilização dos episódios em grupos, para manter algum suspense e curiosidade sobre a competição. Os quatro primeiros episódios são disponibilizados a 9 de outubro; uma semana depois, chegam os três episódios seguintes. Uma semana mais tarde, a 23 de outubro, os episódios 8, 9 e 10 põem fim à competição. 

A Netflix não é caso único desta disponibilização semanal de episódios, pelo menos no mundo do streaming, já que isto é uma prática comum na televisão. O serviço de streaming Hulu utiliza este método para a disponibilização das suas séries. Handmaid’s Tale (que por cá está disponível no N-Play) é o caso mais conhecido e o modelo é semelhante: é disponibilizado um pequeno número de episódios para envolver o espectador e, depois disso, é usado o lançamento semanal. 

Netflix quer pôr-nos a vibrar (literalmente) com cenas de ação