Publicidade Continue a leitura a seguir

8 truques para tornar o seu smartphone mais seguro

1. Definir um sistema de bloqueio | Não ter qualquer sistema de bloqueio é o erro a evitar. Seja um padrão, um código de quatro algarismos, impressão digital ou reconhecimento facial, qualquer um destes sistemas é uma boa opção.
2. Não descarregar ficheiros de fontes desconhecidas | O acesso ao smartphone não vem apenas de fora, também pode vir ‘de dentro’. É por este motivo que não deve descarregar ficheiros de fontes desconhecidas, pois desta forma pode estar a abrir as portas do seu smartphone a um pirata informático.
3. Encriptar os conteúdos | Os sistemas operativos Android e iOS têm definições de encriptação e esta é uma opção que deve usar. Na prática significa que em caso de acesso indevido aos equipamentos, o roubo das informações mais sensíveis será quase impossível.
4. Ativar a opção de limpeza remota | Perdeu ou roubaram-lhe o telemóvel? Então tente aceder a um computador o mais rápido possível e faça uma limpeza remota. Na prática significa que até pode ter ficado sem o equipamento, mas não precisa de ficar sem a sua vida digital. Esta opção está disponível tanto nos equipamentos Android como iOS. Ative-a assim que possível.
5. Tenha as atualizações em dia | A melhor forma de manter o seu smartphone mais seguro é ter o sistema operativo e as aplicações sempre atualizadas. Pode ser a diferença entre ser vítima de um ataque ou apenas ouvir falar dele.
6. Evitar acessos a redes Wi-Fi públicas | Ter internet gratuita, sobretudo quando o plano de dados não está a corresponder, é uma tentação enorme, mas também representa algum perigo para o smartphone. Sobretudo em locais de grande afluência, nunca se sabe quem pode estar ‘à escuta’ na rede.
7. Ative a autenticação em dois passos | As principais aplicações móveis já suportam sistemas de autenticação em dois passos. Isto significa que se por acaso alguém estiver a tentar aceder à sua conta do Facebook, vai precisar da password e ainda do código único que a rede social vai partilhar consigo, o que torna o ataque mais difícil e menos provável.
8. Instale uma solução de segurança | Porquê facilitar, quando nas lojas de aplicações existem ferramentas de segurança dedicadas? Um pouco de proteção extra não faz mal e pode até revelar-se vital na emissão de alertas em caso de perigo iminente.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O smartphone concentra uma parte importante da vida das pessoas, ainda que em formato digital. E já lá diz o ditado: mais vale prevenir do que remediar.

Contactos, mensagens, fotografias, vídeos, documentos de trabalho, redes sociais, gravações, notas pessoais, contas bancárias, histórico de pesquisas e localizações. Os smartphones são ferramentas de comunicação, entretenimento e produtividade muito poderosas, mas também são verdadeiros cofres das nossas vidas.

Não faltam, por isso, motivos para querer manter o seu telemóvel bem protegido. A melhor parte é que para manter o smartphone seguro não precisa de ter grandes conhecimentos técnicos ou fazer grandes investimentos.

Leia também | 11 truques do iPhone de que provavelmente não está a tirar proveito

Basta ter algum cuidado, investir cinco minutos nas definições do equipamento e informar-se sobre o tema. No final de contas, é da proteção da sua vida digital que estamos a falar.

Veja na galeria em cima alguns conselhos sobre como manter o seu smartphone mais seguro.