Publicidade Continue a leitura a seguir

Doze videojogos portugueses que precisa de experimentar

1. Ganbatte é um jogo de realidade virtual desenvolvido pelo estúdio Mimicry Games. Está disponível para Oculus Rift e HTC Vive. Custa 5,70 euros, foi lançado em 2018 e está em modo 'early access', o que significa que o jogo ainda está em desenvolvimento.
2. Strikers Edge é um jogo de luta desenvolvido pelo estúdio FunPunch Games. Está disponível para Windows, Mac e PlayStation 4. Custa 15 euros e foi lançado em 2018.
3. Greedy Guns é um jogo de tiros e plataformas desenvolvido pelo estúdio Tio Atum. Está disponível para Windows e Mac. Custa 15 euros e foi lançado em 2017.
4. PuzzlAR é um jogo de puzzles em realidade aumentada desenvolvido pelo estúdio Bica Studios. Está disponível para iOS e HoloLens. Custa 2,30 euros no sistema operativo da Apple e é gratuito para os óculos de realidade aumentada da Microsoft. Foi lançado em 2017.
5. Super Arrebenta Manos é um jogo de luta desenvolvido pelo programador José Castanheira. O título acaba por ser diferente, pois funciona como uma homenagem a muitos jogos portugueses já lançados. Está disponível para Windows, é gratuito e foi lançado em 2017.
6. Syndrome é um jogo de estratégia e terror desenvolvido pelo estúdio Camel 101. Está disponível para Windows, Mac, PlayStation, PlayStation VR e para Xbox One. Os preços variam entre os 15 e os 30 euros dependendo da plataforma. Foi lançado em 2016.
7. Talewind é um jogo de plataformas desenvolvido pelo estúdio Windlimit. Está disponível para Windows e Mac. Custa 9 euros e foi lançado em 2016.
8. Between Me and the Night é um jogo de ação desenvolvido pelo estúdio RainDance LX. Está disponível para Windows e Mac. Custa 13 euros e foi lançado em 2016.
9. Stellar Interface é um jogo de tiros e estratégia desenvolvido pelo estúdio ImaginationOverflow. Está disponível para Windows, Mac e Xbox One. Custa 13 euros e foi lançado em 2016.
10. Inspetor Zé e Robô Palhaço: Crime no Hotel Lisboa é um jogo policial desenvolvido pelo estúdio Nerd Monkeys. Está disponível para Windows e Mac. Custa 6 euros e foi lançado em 2014.
11. Quest of Dungeons é um jogo RPG desenvolvido pelo estúdio Upfall Studios. Está disponível para Windows, Mac, Linux, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Wii U, Nintendo 3DS, Nintendo Switch, iOS e Android. O preço varia entre 1,5 e os 9 euros, dependendo da plataforma. Foi lançado em 2013.
12. Elifoot é um clássico dos videojogos em Portugal e foi criado pelo programador André Elias. O título é um simulador de futebol e está disponível para Windows, Mac, iOS e Android. O preço varia entre 3,70 e os 5 euros, dependendo da plataforma. Foi lançado pela primeira vez em 1987, ainda para o ZX Spectrum, mas todos os anos é atualizado.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nos últimos anos tornou-se mais simples publicar um jogo para PC, PlayStation ou Nintendo. Os criadores portugueses têm aproveitado esta oportunidade.

A indústria dos videojogos em Portugal tem crescido nos últimos anos. Isto é visível não só pelo maior número de lançamentos que são feitos todos os anos, mas também na própria maturidade dos projetos.

Os números oficiais sobre os videojogos portugueses continuam a ser escassos. Segundo dados revelados no início de 2017, estima-se que o volume de negócios das empresas portuguesas deste sector varie entre os seis e os 12 milhões de euros. O levantamento da informação foi feita pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) e pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT).

Acontece que uma boa parte do mercado dos videojogos portugueses está no estrangeiro. Através de plataformas como o Steam, Google Play e Apple Store, os conteúdos dos produtores portugueses conseguem facilmente ganhar dimensão internacional.

Isso não significa, no entanto, que os jogos são muito conhecidos em Portugal. Alguns, devido à cobertura mediática que receberam no desenvolvimento ou lançamento, provavelmente até são conhecidos, mas outros não são tanto.

A propósito do lançamento recente da sequela do ‘jogo mais português de Portugal’, elaborámos uma lista de doze jogos made in Portugal e que, se gosta de videojogos, vai querer experimentar.