Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são os melhores truques para fazer a sua Internet parecer mais rápida

Nesta galeria pode ficar a conhecer dicas essenciais do Google Chrome | Escolher um tema: A Google mudou recentemente o aspeto do Chrome, mas se quiser levar a personalização mais além, pode sempre escolher entre os vários temas disponíveis do Chrome. Para o fazer, basta abrir as definições, pesquisar temas e partir para a loja da Google, onde são disponibilizados vários temas para personalizar o browser.
Som do separador: não há nada mais chato do que estar a navegar com vários separadores abertos e, de repente, ser perturbado por um vídeo automático aleatório. Para cortar o pio a qualquer som indesejado, basta clicar com o botão direito do rato no separador pretendido e clicar em ‘desativar som do separador’.
Atalhos: o Chrome tem uma série de atalhos muito úteis para auxiliar na navegação. ‘Ctrl+1-8’ vai permitir navegar entre os diferentes separadores abertos, pela ordem em que estão. ‘Ctrl+9’ vai levá-lo diretamente para o último separador aberto; ‘Ctrl + H’ vai abrir o histórico de navegação; ‘Ctrl + J’ abre a pasta de downloads e ‘Ctrl+K’ coloca o cursor diretamente na Omnibox. ‘Ctrl +T’ vai abrir um novo separador; já ‘Ctrl+Shift+T’ abre novamente o último separador fechado.
A Omnibox é uma parte inteligente do Chrome: se escrever na barra de endereços uma conta simples, vai receber logo o resultado, sem precisar de abrir alguma coisa. Também serve para conversões de moedas, de medidas, etc.
Fixar separadores mais usados: se tem um conjunto de separadores que não convém apagar, basta clicar com o botão direito do rato no separador e clicar em ‘fixar separador’.
Desativar pedidos de notificações: se está farto de pedidos de notificações de diferentes sites, pode dizer ao Chrome, através das definições (vá até às definições e pesquise notificações) para depois bloquear esses pedidos.
Instalar plugins: na loja do Chrome, é possível encontrar todo um conjunto de plugins e extensões que pode adicionar ao seu navegador, para as mais diversas funções.
Utilizador gestor de tarefas do Chrome: para ver que separadores estão consumir mais memória, por exemplo, pode utilizar o gestor de tarefas do Chrome: basta usar o atalho ‘Shift+Esc’. Também pode ir até às definições do Chrome, ‘mais ferramentas’ e encontrar o gestor de tarefas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é um passo de magia mas, para quem passa muito tempo online, há sempre alguns truques que pode pôr em prática para fazer a sua navegação parecer bem mais rápida.

Não há milagres, é certo, e poucas destas recomendações vão tornar a sua Internet mais rápida. No entanto, se falarmos da sensação de tudo parecer mais acelerado, aí o caso já muda de figura.

Claro que há que fazer cedências, como seria de esperar. Para navegar mais depressa, pode, por exemplo, pedir ao seu browser que só apresente as imagens. Tudo bem que não tem acesso à experiência completa, mas só ter acesso ao texto ajuda a que tudo seja carregado mais depressa. Se usar o Chrome, basta ir às definições, pesquisar por imagens e encontra rapidamente a alavanca para desligar esta opção. No Safari, o processo é muito semelhante: vá até às preferências avançadas e escolha depois a opção de desativar imagens.

Leia também | Novo sistema operativo quer tornar os telefones baratos tão rápidos quanto topos de gama

Já na área do mobile, utilizar um navegador que permita poupar dados ajuda as páginas a carregar mais depressa. No Android, o Chrome já tem esta opção disponível. Basta ir até às definições e escolher o modo Lite. Em linhas muito gerais, este modo permite apresentar as páginas num formato mais compacto, para poupar dados. Se não quer usar o Chrome, pode sempre experimentar o Puffin Web Browser (Android e iOS), que tem uma opção semelhante.

Outra coisa que ajuda a sua Internet a parecer mais rápida: ter um número mais reduzido de separadores abertos. Quanto mais separadores estiverem abertos, mais memória é consumida, o que não ajuda no processo. Experimente a extensão ‘The Great Suspender’, disponível para o Chrome, que ajuda a remover separadores da memória, enquanto não está a usá-los. Se usa o Firefox, pode experimentar a extensão ‘Tab Suspender’, que faz um trabalho semelhante.

Leia também | Wi-Fi lento em casa? Estes são os principais ‘culpados’

Outro truque que pode utilizar passa por tornar o seu browser mais ‘magrinho’. Como? Já pensou na quantidade de dados que vai acumulando no seu navegador? Ao fim de algum tempo, tudo isto vai pesando no browser. Para isso, vá até às definições e limpe alguns dados de navegação. Se tiver extensões que também já não usa há algum tempo, veja o que vale a pena manter ou não.

Google quer acabar com bloqueadores de anúncios no Chrome