Rede social continua a tentar recuperar público mais jovem. Funcionalidade LOL junta conteúdos virais e de consumo rápido num único local.
O Facebook quer recuperar a atenção dos adolescentes e para isso está disposto – mais uma vez – a criar um novo serviço. Segundo a publicação TechCrunch, chama-se LOL e é um espaço onde são reunidos memes, vídeos virais e outros conteúdos de entretenimento de consumo rápido.
O declínio de público jovem na rede social não é novidade. Um estudo do Pew Research Center, revelado em 2018, concluiu que o número de utilizadores com idades entre os 13 e os 17 anos no Facebook baixou de 71% (2015) para 51%.
Perante tal declínio, Mark Zuckerberg e a sua equipa têm feito vários esforços para inverter a tendência. Foram lançadas várias aplicações, muitas delas fortemente inspiradas na concorrência direta, mas que nunca surtiram efeitos práticos na recuperação deste público. Os adolescentes preferem plataformas como o Instagram, YouTube, Snapchat e TikTok.
Leia também | “Já temos 6,2 milhões de utilizadores do Facebook em Portugal”
Apesar de estar a trabalhar no LOL, o Facebook não revela o que poderá sair da fase de testes. O TechCrunch escreve que pode vir a ser integrado como uma funcionalidade da rede social ou que pode vir a ser uma aplicação isolada.
A gigante tecnológica estará a testar o LOL com 100 jovens em grupos de testes e com a devida autorização dos pais.