Tecnológica norte-americana vai alargar a sua funcionalidade de transparência em anúncios para que utilizadores estejam mais conscientes de quem tem e de como são usadas as suas informações.
O caso Cambridge Analytica e todos os escândalos de privacidade nos quais o Facebook esteve envolvido desde então obrigaram a rede social a trabalhar mais e melhor na área da transparência. A partir de 28 de fevereiro os utilizadores vão poder saber que empresas é que carregaram para a plataforma dados dos utilizadores para direcionamento de publicidade.
A partir dessa data, quando o utilizador carregar no botão ‘porque estou a ver isto?’ vai ver quem foi a marca que pagou aquele anúncio, quais os dados do utilizador que estão a ser usados para mostrar a publicidade, quando é que essa informação foi carregada na rede social, quem é que a carregou e se essa informação já foi partilhada com parceiros.
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Na prática este maior nível de transparência vai permitir aos utilizadores saberem com mais detalhe quem é que detém os seus dados de Facebook e com quem é que os está a partilhar – e a partir daí o utilizador pode fazer uma melhor gestão e ‘limpeza’ dos seus dados na plataforma.
A novidade foi confirmada pela rede social à publicação TechCrunch e também pode ajudar o Facebook a encontrar as empresas que mais dados dos utilizadores carregam na plataforma e se o fizeram de forma legítima.