Depois de experiências para esconder os ‘gostos’ no Instagram, o Facebook vai mesmo avançar com o teste de esconder o número de ‘likes’ no seu produto principal. O primeiro teste arranca na Austrália.
Por enquanto, trata-se de um teste limitado a um determinado número de utilizadores australianos. O Facebook confirma os rumores, que já há algumas semanas ditavam que a rede social estaria a ponderar um teste do género. O teste oficial vai esconder a visibilidade pública dos números de ‘likes’, reações e visualizações de vídeos, tanto em publicações como anúncios.
Ao site Engadget, um porta-voz do Facebook indica que ainda não está decidido se o teste vai ser alargado a mais territórios. A empresa aponta que pretende avaliar primeiro os resultados e perceber como é que os utilizadores reagem, antes de avançar para outros países.
Leia também | Facebook continua a dominar, mas Instagram e WhatsApp ganham força em Portugal
Para os utilizadores envolvidos no teste, ainda será possível ver quantos utilizadores é que interagiram com aquilo que foi partilhado. A única diferença é que essa informação não será tornada pública, nota a rede social.
Este teste no Facebook chega poucos meses depois do arranque de um teste semelhante, feito no Instagram. Atualmente, os ‘likes’ já estão escondidos na rede social de partilha de fotografias em países como a Austrália, Brasil, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia.
Leia também | Instagram vai esconder as contagens de ‘likes’ em mais países
Na altura do anúncio destes testes, a empresa explicava que esta seria uma forma de criar uma atmosfera mais leve nas redes sociais, “aliviando” alguma da pressão dos criadores de conteúdos na plataforma. No entanto, muitos influenciadores já revelaram alguma preocupação relativamente à mudança, já que o número de interações com as publicações funciona como uma métrica para fazer negócio nas publicações patrocinadas.
“O algoritmo é mais estúpido do que um gato doméstico”, diz líder do Facebook AI