Publicidade Continue a leitura a seguir

Galileo. Sistema de navegação europeu está com problemas desde sexta-feira

Publicidade Continue a leitura a seguir

O sistema de navegação por satélite Galileo, a alternativa europeia ao GPS, está com problemas desde sexta-feira, dia 12 de julho. Numa nota divulgada pela GSA, o sistema está a ser afetado por “um incidente técnico ligado à infraestrutura no solo”.

Na nota da Agência dos Sistemas Mundiais de Navegação por Satélite (GSA), a entidade responsável, é feita a atualização ao estado de funcionamento do Galileo. “O incidente causou uma interrupção temporária nos serviços de navegação e tempo, com excepção do serviço de SAR”, que assegura os serviços de busca e salvamento, é indicado.

A agência assegura que há peritos envolvidos no trabalho de recuperação do sistema de navegação e que já terá sido criado um grupo de especialistas para analisar o que estará na raiz deste incidente. Além disso, é ainda dito que serão dadas mais informações aos utilizadores, sobre o estado do serviço.

Leia também | Eólo. Satélite ‘guardião dos ventos’ vai levar tecnologia portuguesa ao espaço

Segundo aponta o site especializado em navegação por satélite Inside GNSS, esta falha técnica estará ligada a um incidente na PTF (Precise Timing Facility), localizada em Itália, que assegura que todos os relógios do sistema estão devidamente calibrados e em bom funcionamento. Os meios especializados indicam ainda que é pouco provável que os utilizadores comuns notem diferenças na precisão

Os serviços principais do Galileo estão a funcionar desde dezembro de 2016 e asseguram o funcionamento de diversos serviços ligados à navegação, na Europa. Criado com o intuito de servir de alternativa civil às opções de navegação por satélites como o americano GPS ou o russo GLONASS, dominadas por entidades militares, tem atualmente 26 satélites a funcionar, com o lançamento de mais satélites, em julho do ano passado.

Só no próximo ano, se tudo correr como planeado, é que o sistema Galileo ultrapassará a fase de projeto-piloto e estará a funcionar totalmente.

 

As melhores aplicações de GPS para ter no smartphone