Gearbest, site popular em Portugal, expôs dados de milhões de clientes

Gearbest

Informações sobre clientes, encomendas e histórico de pagamentos são alguns dos dados que estiveram acessíveis.

O site da Gearbest, uma empresa chinesa de comércio eletrónico e que em Portugal é bastante popular junto do público tecnológico, expôs dados de milhões de clientes, segundo revela a publicação TechCrunch. Mesmo depois de contactada, a empresa não corrigiu o problema.

Nomes, moradas, endereços de emails, números de telemóvel e compras feitas nos sites foram alguns dos dados expostos. A quantia gasta em cada compra também é outro dos elementos acessíveis aos piratas informáticos.

A falha na plataforma da Gearbest foi revelada pela empresa de segurança VPNMentor, que diz que poucos dados encontrados num dos servidores da empresa estavam encriptados. Até ao momento a empresa responsável pelo site, a chinesa Globalegrow, ainda não reagiu.

Leia também | Comércio eletrónico em Portugal já vale 75 mil milhões de euros

A Gearbest envia produtos para mais de 200 países e está entre os 100 sites mais populares num terço destes mercados, segundo revela a VPNMentor. A Gearbest também tem um total de 18 subdomínios, incluindo um dedicado ao mercado português.

O site é popular junto dos utilizadores que gostam de tecnologia, por dar acesso a equipamentos que não são vendidos de forma direta em Portugal e também por praticar preços que são mais acessíveis. A Gearbest tem ainda uma rede de afiliados junto de publicações e influenciadores de tecnologia no mercado português.

Segundo dados da plataforma Similar Web, o subdomínio português da Gearbest teve 2,86 milhões de visitas em fevereiro.

Black Friday já acabou? China triplica agora encomendas dos CTT