GeraZão. Facebook lança programa educativo para jovens portugueses

Facebook
Imagem: Tim Bennett on Unsplash

A rede social quer perceber que tipo de relação têm os jovens portugueses com a Internet. Programa pretende também ser um guia de boas práticas, também para os pais e educadores.

Como é que acedem à Internet e que tipo de uso das redes sociais fazem os jovens portugueses entre os 14 e 19 anos, referidos como Geração Z? A resposta é clara: 69% dos inquiridos prefere o smartphone e usa maioritariamente as redes sociais para manter contacto com os amigos (79%). Os dados são revelados pelo Facebook, a propósito do lançamento do programa educativo para os jovens.

O programa ganha forma no site GeraZão, que resulta de uma parceria entre a rede social e a ONG Cibervoluntários Foundation. A iniciativa pretende ser um guia de boas práticas, contando também com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, do Seguranet, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro Internet Segura.

Leia também | Instagram vai esconder as contagens de ‘likes’ em mais países

A plataforma conta com vários conteúdos interativos, pensados para abordar temas variados, desde a segurança até à produção de partilha de conteúdos, sem esquecer o consumo de informação de forma crítica. Afinal, a partilha de conteúdos que promovam a desinformação tem sido um dos grandes problemas da rede social. Entre os exemplos de conteúdos interativos estão uma escape room, pensada como um jogo.

Para perceber como pensam os jovens portugueses, foi feito um estudo através da plataforma Netsonda, onde cerca de mil jovens portugueses responderam a várias questões sobre comportamento online. A maioria dos jovens inquiridos revela ter conhecimento da política de privacidade e dos termos de utilização das rede sociais; a grande maioria também já recorreu às definições de privacidade para gerir o contacto online com outras pessoas. No entanto, só 31% refere ter lido os termos.

O adeus aos ‘likes’? Facebook poderá vir a ocultar número de gostos