A sua caixa de correio Gmail promete ser mais interativa, pelo menos a curto prazo. A ‘culpa’ é de uma nova funcionalidade da Google, chamada dynamic email, disponível através de AMP for Email.
A disponibilidade global desta opção foi anunciada esta semana pela Google. Qual é a diferença? As empresas que já a estão a utilizar referem que se trata de uma forma de tornar os “emails mais relevantes e ativos”.
Nos exemplos dados pela tecnológica, a ideia é que, quando recebe um convite de email, possa automaticamente responder, em menos cliques. E isto é válido também para preencher questionários ou ver as opções disponíveis de hotéis, por exemplo.
Leia também | Gmail com mudança radical nos smartphones Android
Já há empresas como o Pinterest ou o Booking.com que recorrem a esta funcionalidade para tornar os emails mais interativos. O Pinterest permite às pessoas ver os pins e guardar alguns para os álbuns de uma forma mais rápida, sem sequer sair do Gmail.
A Google refere que já está a disponibilizar esta opção aos utilizadores de Gmail na versão web.
Em breve, esta diferenciação chegará também ao Gmail na versão mobile, garante a Google, acrescentando que outros serviços de email, como o Outlook, também vão ser compatíveis e poder ver este tipo de mensagens.