Google vai emitir alertas em caso de desastre natural

Google | Desastres Naturais | Alertas SOS
Foto: REUTERS/Sean Gardner

Furacões, terramotos, inundações e incêndios são situações nas quais a Google vai passar a dar informação mais completa aos utilizadores.

A Google vai adicionar informações visuais sobre desastres naturais ao motor de pesquisa e também ao Google Maps. Quando pesquisar por uma situação específica numa das duas aplicações, a empresa norte-americana vai dar um conjunto mais alargado de informações sobre esses casos e vai também mostrar contactos úteis para ajuda.

Os alertas SOS, como são chamados pela Google, vão estar disponíveis em formato de cartão de informação e vão ter avisos para furacões, terramotos, inundações e incêndios. Cada um vai ter um modo diferente de funcionamento.

Google | Desastres Naturais | Alertas SOS

Por exemplo, no caso de um furacão, a Google vai mostrar no mapa o trajeto previsto para este fenómeno natural. Já no caso das inundações, a tecnológica vai mostrar uma previsão e classificação das zonas mais afetadas.

Leia também | Há fogo no seu concelho? Esta aplicação vai avisá-lo

Além da componente mais visual desta ferramenta, a Google vai ainda fazer acompanhar os dados das catástrofes com as notícias relevantes, números de telefone de emergência e websites, atualizações das autoridades locais no Twitter e dicas sobre como ficar seguro.

O Google Maps, por exemplo, vai sugerir novos trajetos aos utilizadores tendo em conta o posicionamento atual de um furacão.

Segundo o comunicado da Google, os cartões referentes a furacões e terramotos vão estar brevemente disponíveis para Android, iOS, desktop e mobile. No caso dos cartões para previsões de inundações, estes serão lançados em breve em Patna, na Índia, e depois serão expandidos para as regiões do Ganges e Brahmaputra e estarão disponíveis para Android, desktop e dispositivos móveis.

9 funcionalidades ‘secretas’ do Google Maps que precisa de conhecer