Google quer serviço de mensagens para substituir os SMS e destronar o WhatsApp

REUTERS/Hannah McKay

A Google está a testar em França e no Reino Unido um novo serviço de mensagens que substitui os SMS e tem semelhanças com o WhatsApp ou o iMessage.

A Google está a dar os primeiros passos para substituir os SMS por um serviço de mensagens mais avançado. Segundo o site especializado em tecnologia The Verge, a Google vai disponibilizar já no final deste mês o sistema Rich Communications Services (RCS) aos utilizadores de Android em França e no Reino Unido.

O objetivo é ir estendendo o serviço a outros países de forma progressiva. A intenção de avançar com os RCS já tem cerca de um ano, mas tem sido travada pela dificuldade em chegar a um acordo com os operadores de telecomunicações e fabricantes de smartphones. Face à lentidão do processo, a Google decidiu avançar por conta própria.

Leia também | Google vai emitir alertas em caso de desastre natural

A intenção de avançar com os RCS já tem cerca de um ano, mas tem sido travada pela dificuldade em chegar a um acordo com os operadores de telecomunicações e fabricantes de smartphones. Face à lentidão do processo, a Google decidiu avançar por conta própria.

Segundo o The Verge, o serviço não é o equivalente da Google ao iMessage da Apple, mas “anda lá perto”. Será uma versão melhorada, explica a publicação, dos tradicionais SMS, que têm sido substituídos por aplicações como o WhatsApp ou o Telegram.

Leia também | Envie fotografias no WhatsApp sem perder qualidade. Este é o truque

Os RCS têm funcionalidades semelhantes a estas aplicações de mensagens instantâneas, como chats de grupo, confirmação de leitura das mensagens, envio de mensagens de voz e da localização, bem como o envio de gifs e emojis. O objetivo é que, num futuro próximo, todos os utilizadores de smartphones Android tenham acesso a estas funcionalidades sem terem de instalar aplicações externas.

A grande falha que está a ser apontada ao serviço da Google é a falta de privacidade, já que ao contrário de aplicações como o WhatsApp, as mensagens enviadas pelos RCS não são encriptadas de ponta a ponta. A empresa garante, no entanto, que está a trabalhar para melhorar o serviço nesse aspeto. Para já, a Google garante apenas que eliminará as mensagens dos seus servidores assim que forem entregues ao destinatário.

 

WhatsApp quer banir e processar quem faz uso abusivo da aplicação