Humanidade celebra dia do voo espacial humano, 58 anos depois de Gagarin

Gagarin espaço Russia

Celebra-se hoje o Dia Internacional do Voo Espacial Humano, uma celebração anual, realizada na data do aniversário do primeiro voo espacial humano de Yuri Gagarin. 

Foi a 12 de abril de 1961 que o cosmonauta russo Yuri Gagarin, aos 27 anos, tornou-se no primeiro ser humano a orbitar o Planeta Terra, na nave Vostock I. O voo durou 108 minutos, até voltar à superfície terrestre. Este foi também o primeiro voo espacial do programa Vostok e o primeiro voo espacial tripulado na história.

A cápsula espacial foi lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na madrugada do tal dia 12 de abril, há 58 anos. O voo espacial orbital consistia em completar uma única órbita ao redor da Terra, num total de 169 quilómetros cumpridos. Gagarin saltou de pára-quedas, depois de se ejetar da cápsula a 7 km (23.000 pés) de altitude.

Em plena Guerra Fria, a corrida ao espaço ganhou o seu expoente máximo em 1969, quando os EUA conseguiram colocar o primeiro ser humano na Lua – os 50 anos desse feito celebram-se este verão.

O Dia Internacional do Voo Espacial Humano é a celebração anual que marca o aniversário do primeiro voo espacial humano de Yuri Gagarin. O dia internacional foi proclamado na 65ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 7 de abril de 2011, alguns dias antes do 50º aniversário do voo.

Leia também | 10 factos que provavelmente não sabia (e deve saber) sobre a Lua 

Na União Soviética o dia 12 de abril era celebrado como Dia da Cosmonáutica desde 1963, e ainda continua a ser alvo de celebrações na Rússia e em alguns antigos estados soviéticos. A Noite de Yuri, também conhecida como “World Space Party”, é uma celebração internacional iniciada nos Estados Unidos em 2001, no 40º aniversário do voo de Gagarin.

O mais famoso ‘Nascer da Terra’ foi fotografado há 50 anos na Apollo 8