Depois de ter sido anunciado que este teste chegaria aos Estados Unidos esta semana, o Instagram anuncia agora que vai expandir o teste à escala global.
Desde maio que o Instagram está a fazer um teste em mercados selecionados, para substituir o número total de likes que cada fotografia na rede social recebe. Se tudo começou no Canadá, em maio, rapidamente o teste foi alargado a vários mercados, como o Brasil, Itália, Nova Zelândia, Irlanda, Japão ou Austrália.
Na semana passada, o CEO do Instagram anunciava que o teste chegaria aos Estados Unidos. Esta quinta-feira, através de um tweet, o Instagram dá conta que, a partir de hoje, o teste será feito à escala global. “Se é um dos utilizadores envolvidos no teste, deixará de ver a contagem total de gostos e visualizações nas fotos e vídeos partilhados no feed, a menos que sejam seus”, é possível ler na publicação do Instagram.
Starting today, we’re expanding our test of private like counts globally. If you’re in the test, you’ll no longer see the total number of likes and views on photos and videos posted to Feed unless they’re your own. pic.twitter.com/DztSH0xiq2
— Instagram (@instagram) November 14, 2019
Se for um dos utilizadores envolvidos no teste, em vez do número total de gostos das imagens, passará a ver a indicação de que “o amigo x e amigo y gostaram desta foto”.
Leia também | Fundador da Wikipédia lança rede social para destronar Facebook e Twitter
Pouco depois do anúncio de alargamento do teste, o Instagram detalhava que recebeu feedback positivo dos mercados de testes a esta mudança, classificada como “fundamental” para o Instagram.
Já na altura em que foi anunciado o primeiro teste, no Canadá, o Instagram reconhecia que isto poderia representar mudanças para os criadores de conteúdos e influencers, que usam as contagens de likes como possível métrica de negócio. Neste anúncio de teste global, a rede social, que é propriedade do Facebook, reconhece as críticas e explica que “está a trabalhar ativamente no desenvolvimento de formas para os criadores comunicarem valores aos parceiros”.
Quando anunciou a mudança, em maio, o Instagram explicava que pretendia que os utilizadores estivessem mais focados na partilha de qualquer imagem e não tanto no número de gostos que poderiam receber.